Pequenos agricultores e povos e comunidades tradicionais localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Jiquiriçá serão beneficiados com a recuperação de áreas degradadas das suas propriedades rurais, por meio de sistemas agroflorestais. A iniciativa será coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e é fruto de emenda parlamentar direcionada pela deputada federal Lídice da Mata, no valor de R$ 300 mil. O recurso irá subsidiar a aquisição de materiais, insumos e ferramentas para formação dos Kits Sistemas Agroflorestais.
A Sema vai identificar as áreas prioritárias para restauração, levando em consideração as propriedades que possuem Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) e com planos de recuperação de áreas degradadas a serem implementados. Além de realizar a entrega dos Kits Sistemas Agroflorestais, os técnicos da Sema irão realizar capacitações para os pequenos produtores, com os seguintes temas: Regularização ambiental de imóveis rurais; Produção Agroflorestal; Beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade.
”A proposta favorece a conservação da biodiversidade e a recuperação dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas áreas recuperadas, além de trazer benefícios socioeconômicos, como geração de renda para os agricultores e comunidades tradicionais envolvidas” destacou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.
O coordenador de Políticas e Projetos da Diretoria de Biodiversidade e Florestas da Sema, Pablo Rebelo, destaca ainda que a implantação dos sistemas agroflorestais vai contribuir com a melhoria das condições ambientais da bacia. ”Vamos ter uma melhora na infiltração das águas pluviais no solo e redução dos efeitos da erosão hídrica. O uso de espécies da sociobiodiversidade, consorciadas com espécies frutíferas e nativas florestais, pode auxiliar ainda a diversificação da produção agrícola”, completou.
A Bacia Hidrográfica do Jiquiriçá é a maior sub-bacia do Recôncavo Sul, ocupando uma área de 6.900 km, abrangendo 19 municípios, com uma população total de 331.433 habitantes