Opondo “ideológicos” e “tarimbados”, PL tem chapa variada para a disputa por cadeiras na Câmara de Salvador

A busca por uma cadeira na Câmara de Vereadores de Salvador promete ser agitada, principalmente entre os filiados do Partido Liberal. Em levantamento realizado pelo Bahia Notícias, com a listagem dos nomes que irão para a disputa nas eleições deste ano, o grupo deve optar por uma ala “ideológica”, mesclando com nomes já ”tarimbados” na política.

Com o grupo na base de apoio do prefeito de Salvador Bruno Reis (União), o partido terá dois vereadores de mandato que irão em busca da reeleição: Isnard Araújo e Alexandre Aleluia. Ligado a Igreja Universal do Reino de Deus, Isnard terá um cenário diferente do que foi visto em suas últimas eleições, já que o grupo religioso “adotou” outro nome. Já Aleluia, após um período mais voltado a pautas “ideológicas”, retornou para o trabalho ‘tradicional” dos edis, junto às comunidades da capital.

O grupo conta com outros nomes ligados à política tradicional, tendo em ex-políticos de mandato a esperança da força nas urnas. Entre eles, os ex-vereadores de Salvador Lorena Brandão e Cézar Leite, além do ex-deputado estadual Soldado Prisco, que não conseguiu renovar o mandato em 2022. Outro nome é o do ex-prefeito de Salvador João Henrique, que esteve no cargo entre os anos de 2005 e 2012, logrando êxito em dois pleitos.

Porém, altamente ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a legenda também contará com a ala mais ideológica. Entre os nomes estão o do assessor parlamentar do deputado estadual Diego Castro (PL), Alexandre Moreira. O candidato também já recebeu endossos da ex-candidata ao Senado pela Bahia, Dra Raíssa Soares e tem ligação direta com as pautas do ex-presidente.

Além dele estão a advogada Rebeca Martins, também atuante entre os apoiadores de Bolsonaro e o ex-Secretário Especial da Cultura e ex-capitão da Polícia Militar da Bahia, André Porciúncula. Atuando em Brasília por um tempo, Porciúncula chegou a disputar uma vaga para a Câmara Federal, em 2022, batendo na trave para conseguir uma cadeira, obtendo 82.693 votos.

Apesar de poder incluir 44 nomes na disputa pela Câmara, o PL inseriu apenas 41, respeitando o percentual de 30% destinado a candidaturas femininas, estabelecido na legislação. Na Bahia, a legenda é comandada pelo ex-ministro da Cidadania. Já em Salvador, o empresário João Lages Rocha Neto foi anunciado recentemente como novo presidente da legenda.

MAIS CANDIDATOS
A lista de candidaturas fechada na convenção traz ainda nomes como Bell Bahia, tradicional “cover” do cantor de axé Bell Marques, além de Mateus Galvão, irmão do ex-secretário da Saúde em Salvador e  ex-secretário-executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão.  Com informações do site Bahia Notícias