Efetivos da forças de segurança com sede em Jequié, por meio da Coordenadoria Regional da Polícia Civil, deflagraram no início desta sexta-feira (27), a Operação Hélios, no combate às ações de duas organizações criminosas que atuam na cidade. A Operação contou com apoio da Polícia Militar, através do 19º BPM e da CIPE CENTRAL, para dar cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão, todos em desfavor de integrantes das facções criminosas. Foram empregados na operação 30 Policiais Civis, 32 Policiais Militares e 12 viaturas.
De acordo informação da Coordenadoria Regional, as ORCRIMs são subdivididas e empregam suas atuações de maneira descentralizadas, atuando por bairros, onde de forma violenta, utilizando-se da força, amedrontam a população que não se envolve nas atividades criminosas. Por outro lado, suas lideranças, que detém o controle finalístico dos fatos criminosos, principalmente com relação a disputa de territórios de tráfico de drogas, determinam a execução de homicídios de seus rivais.
Outra atuação dessas facções é arregimentar jovens a serem usados como mão-de-obra, para cometerem diretamente os atos ilícitos, principalmente homicídios. Visando combater essas atuações a operação foi deflagrada em Jequié, nos bairros Joaquim Romão, Barro Preto e Rua da Linha. Foram apreendidos dois aparelhos celulares, R$ 21.290 reais, um carregador para pistola calibre 9mm; 15 trouxinhas de maconha; quatro pedaços médios de maconha e uma balança de precisão, com duas pessoas presas em flagrante delito. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.
Operação Hélios – O nome da operação faz referência ao Deus grego que representava o sol, assim sendo faz alusão à Cidade Sol, Jequié.