
Um ônibus do BRT de Feira de Santana pegou fogo na manhã desta terça-feira (22), em frente a uma estação localizada na Avenida João Durval Carneiro, nas proximidades do Boulevard Shopping.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e atuou no controle das chamas, mas o veículo foi completamente destruído pelo incêndio, conforme constatado pela reportagem do Acorda Cidade. As causas ainda são desconhecidas e serão apuradas por meio de perícia. As chamas também atingiram a estação do BRT. O ônibus pertence a empresa Rosa.
Segundo informações apuradas pela reportagem do Acorda Cidade, o ônibus, que é articulado do BRT, fazia a linha 113 para o bairro Jardim Europa. O veículo passou a integrar a frota da empresa Rosa no dia 29 de maio do ano de 2023, ainda na gestão do prefeito Colbert Martins da Silva. Na época, além do veículo que pegou fogo, outros quatro ônibus também foram entregues.
O ônibus que tem cerca de 23 metros de comprimento estava avaliado em R$ 800 mil. Andréa Pereira, uma das passageiras que estava no ônibus articulado, descreveu momentos de desespero e pânico durante o incidente. Ela contou que o incêndio começou próximo ao motor.
”O fogo começou na frente, por baixo do ônibus. Em poucos instantes, a fumaça preta tomou conta de todo o interior. As pessoas começaram a gritar, pedindo socorro e implorando para o motorista parar. Por coincidência, ele já estava em um ponto de parada, mas as portas travaram e não conseguimos sair”, relatou.
Segundo Andréa, todas as portas do ônibus ficaram bloqueadas. Passageiros, em pânico, tentaram forçar a porta traseira e, na parte da frente, quebraram parte da estrutura para conseguir escapar. ”A porta da frente, onde eu estava, não abriu. O pessoal quebrou a parte de baixo e conseguimos sair rastejando para dentro do terminal, como uma cobra, literalmente”, disse.
De acordo com a passageira, o veículo estava lotado no momento do incêndio. Ela criticou as condições do transporte público na cidade e afirmou que episódios de falhas mecânicas são frequentes nessa linha.
”Esse ônibus vivia quebrando. Já aconteceu de um da mesma linha partir ao meio numa sinaleira. Hoje a gente deu sorte de ao menos ter ônibus circulando, porque tem dias que a linha do Jardim Europa nem opera e a gente é deixado na Iguatemi. É um descaso total”, declarou. As informações são do site Acorda Cidade