Mais de 71 mil estudantes e educadores da rede estadual de ensino já receberam atendimento gratuito prestado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, desenvolvido em parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Educação. As carretas, denominadas de Odontomóveis, são estacionadas nas escolas e, nos consultórios móveis, são ofertados serviços como avaliação bucal; limpeza; restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; e exame radiológico. A previsão é que mais 26 mil estudantes e educadores sejam beneficiados pelo programa, neste mês de agosto.
Só nesta semana, o atendimento chega aos municípios de Tanque Novo, João Dourado, Feira da Mata, Jeremoabo, Porto Seguro, Catu e Carinhanha. Também Belmonte, Araçás, Pedro Alexandre, Várzea Nova, Cocos, Caturama e Botuporã estão entre os municípios contemplados pelo Odontomóvel, em agosto.
Em Várzea Nova, o estudante Osvaldo Cardoso Neto, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Adjaci Martins Durans, falou sobre a importância do atendimento. ”Esta iniciativa do Governo do Estado ajuda muito aos alunos que não podem arcar financeiramente com tratamentos dentários. Nós recebemos tudo de forma gratuita e com muita qualidade, aqui na escola mesmo”, comentou.
Para ter acesso aos serviços, que são realizados das 8h às 17h, os interessados devem apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Cada Odontomóvel tem a capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe de atendimento. Os estudantes também recebem orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.