Fotos: Blog Marcos Frahm
Foi empossado no cargo de novo Bispo da Diocese de Jequié, neste sábado (13), o líder religioso Dom José Ruy, numa cerimônia realizada em frente à Catedral de Santo Antônio, na Avenida Rio Branco, centro da cidade. O evento atraiu centenas de fiéis, oriundos de Jequié e diversas cidades que compõem a Diocese regional. Numa demonstração de fé e religiosidade, os católicos enfrentaram chuva fina e forte frio para prestigiar Dom José. O novo Bispo assume o cargo em substituição a Dom Cristiano Jacob Krapf, que passa agora à condição de Bispo Emérito.
Marcaram presença na cerimônia de posse de Dom José Ruy, presbíteros, diáconos, padres, seminaristas e outros líderes representando as 33 paróquias da Diocese de Jequié. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi representada pelo Arcebispo Metropolitan de Vitória da Conquista, Dom. Luiz Gonzaga da Silva Pepeu, que presidiu a cerimônia.
Acompanhe a Síntese das primeiras palavras dirigidas publicamente pelo novo Bispo ao povo de Jequié – “O momento refaz a história de gratidão a Deus que há 33 anos atrás chamou o povo Cristão da região de Jequié para ser uma porção do povo de Deus, a ser uma igreja particular chamada Diocese de Jequié… Gratidão pois, a um homem que não apenas veio de Ubatã, mas, veio de terras longínquas, de muito frio, de muitas montanhas e aceitou ser padre para suprir a falta de padres e, aceitou ser o primeiro Bispo de Jequié…Gratidão Dom Cristiano, por tudo aquilo que o senhor fez, por toda história que o senhor construiu ao longo de 33 anos, aqui nesse lugar…Não é uma gratidão apenas em palavras, mas, é uma gratidão em sentimento, num gesto que quero compartilhar com o senhor na caminhada futura que caminharemos juntos trabalhando pelo povo de Deus… Venho de todo coração para esta Diocese absolutamente convencido de que Deus me chamou e trouxe até vocês. Mas, venho para aqui como um humilde filho de São Francisco… Agradeço a tantas portas que se abriram, da Catedral, dos amigos, do povo de Jequié, as mensagens de carinho nas redes sociais desse povo, que agora é meu povo, minha gente”.
Bispos de Juazeiro, Amargosa, Camaçari, Caetité, Eunápolis, Salvador, Teixeira de Freitas, Ruy Barbosa, Itabuna, Irecê, Salgueiro-PE, dentre outros religiosos participaram do evento.