Moradores de Santa Inês e Cravolândia protestam contra má qualidade da água e taxa de esgoto

Água de má qualidade, e o reajuste na taxa de esgotamento sanitário por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, motivaram uma grande manifestação pública na tarde desta terça-feira (13), em Santa Inês. Moradores de municípios vizinhos, Santa Inês e Cravolândia, uniram forças e saíram às ruas, cobrando do órgão público estadual melhorias na prática de captação da água oferecida à população. O problema é recorrente nas duas cidades há meses, segundo membros do Movimento ” Pró-Água”, que organizou o ato público. Audiências envolvendo consumidores, Ministério Público e Embasa já foram realizadas, debatendo problemas relacionados à qualidade da água, mas a empresa continua deixando a desejar na prestação dos serviços.  Os moradores afirmam que ao abrir as torneiras de suas casas, a água tratada chega escura e com odor. O problema é compartilhado por moradores de Santa Inês e Cravolândia.

Eles apontam como um dos principais problemas, a captação de água inadequada na barragem, que localiza-se em ”Ponto Novo”, zona rural de Cravoândia. Além da péssima qualidade do líquido, reclamam também do aumento de tarifa na taxa de esgoto. “Queremos da Embasa um comprometimento maior no sentido de resolver o problema do abastecimento de água nos dois municípios, para que não ocorra novamente um colapso, entre outras reivindicações” disse Roberto Ferrari, membro do Movimento ”Pró-Água”.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, envolvendo estudantes e professores de escolas públicas, das redes municipal, estadual e federal (IF Baiano), além de vereadores e representantes da sociedade civil organizada, que caminharam portando faixas, cartazes e seguiram acompanhados por um carro de som, que foi utilizado para fazer valer as suas reivindicações. O ato foi encerrado em frente ao escritório da Embasa, onde foi cobrado da Empresa Baiana de Águas e Saneamento o atendimento à pauta de reivindicações dos moradores.

”Nota original do Blog Marcos Frahm

.