As chuvas que caíram em Mirante, no Sudoeste, entre a noite desta quinta-feira (22) e a madrugada desta sexta-feira (23) causaram a interdição de um trecho da BA-640 e rompimento de barragens. Ao Bahia Notícias, a Defesa Civil da cidade informou que foram 137 milímetros de precipitações apenas na sede do município. Há mais de dois anos, a previsão para o mês girava em 70 a 80 mm, conforme informou a gestão.
Por conta da situação da BA-640, a cidade está isolada. Três buracos ao longo da pista, que está em obras, foram abertos por conta das precipitações. A situação mais crítica fica perto do povoado de Lagoa da Pedra. A estrada faz ligação com cidades como Vitória da Conquista, que fica a cerca de 130 de Mirante.
Ainda segundo a administração municipal, as chuvas também causaram o transbordamento de barragens e de rios, como o do Peixe, o que impediu o acesso ao povoado do Areião, o dos Cágados, que obstrui a passagem até a BR-030.
Nesta sexta, a prefeitura de Mirante decretou situação de emergência. A prefeitura informou que já comunicou o fato à Defesa Civil do Estado [Sudec].