O prefeito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli (Avante) deve encerrar o ano de maneira bem-sucedida no campo político, ou seja, com chave de ouro, depois de uma vitória expressiva na disputa pela Prefeitura, obtendo 74,71 % dos votos válidos ao derrotar Neto de Clóvis, figura que nunca foi petista, mas que filiou-se no PT para confrontar com Pecorelli, de quem já foi aliado, e saiu derrotado.
Pecorelli pavimenta o caminho de mais uma façanha, ao se lançar candidato a presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (CIMURC), entidade que congrega 14 prefeitos do território de identidade, hoje sob a batuta do prefeito reeleito de Ubatã, Tinho (PT), terá novo presidente a partir de janeiro de 2025 e Marcelo já anunciou: quer a presidência.
Figura leve nos meios políticos, Pecorelli, que conversou com o Blog do Marcos Frahm diz ter a seu favor o trunfo da aglutinação, pois é aliado de primeira hora do deputado Patrick Lopes e do ministro Rui Costa, além de integrar a base do Governo Jerônimo e, tem, também, a simpatia do prefeito de Jequié, maior município do território, Zé Cocá (PP), que deve influenciar na decisão de pelo menos 04 dos novos prefeitos do Médio Rio de Contas. ”O nosso objetivo é formar uma chapa de consenso e nós não estamos lançando essa candidatura por vaidade, é por vontade de contribuir com a nossa região, fortalecendo a parceria dos municípios com o Governo e por conhecer o perfil dos colegas prefeitos, que sem sobbra de dúvidas estão com vontade de fazer pelos seus municípios e o consórcio é uma ferramenta importante para promover o desenvolvimento”. Pecorelli deve formar chapa com o prefeito de Barra do Rocha, o médico reeleito José Luiz, do PDT. A eleição para a escolha da nova mesa-diretora do CIMURCI deve ocorrer no final deste ano.