Uma reunião realizada nesta sexta-feira 07/07 na sede da mineradora Largo Brasil, em Maracás, discutiu a possibilidade de ser oficializada uma parceria entre a empresa, Prefeitura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia para implantação de um Centro de Referência no município, cuja unidade seria vinculada ao IFBA de Jequié.
A discussão que envolveu o prefeito Soya Novaes contou com a participação da reitora do IFBA na Bahia, Luzia Matos Mota, que esteve na companhia do diretor-geral do IFBA/Jequié, Luciano Pestana, de outros professores da instituição pública federal de ensino, do deputado estadual Euclides Fernandes e representantes da Largo, a exemplo de Álvaro Resende, diretor de operações da empresa, além dos secretários municipais: Reginaldo Novaes e Rogério Oliveira.
Entre os objetivos está a ampliação da atuação do IFBA no território para expandir a oferta de cursos em diferentes modalidades na região, de forma a contribuir para o desenvolvimento de Maracás.
O prefeito Soya comemorou o encontro e disse que o primeiro passo foi dado com a abertura do diálogo com a mineradora instalada no município e representantes do IFBA. ”Hoje, demos o primeiro passo para a implantação de um Centro de Referência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), um sonho de todos os estudantes. Abrimos o diálogo com representantes do IFBA, com a Mineradora Largo e contamos nesse encontro com a presença do professor, defensor da Educação de qualidade, o deputado Euclides Fernandes. O nosso objetivo é firmar uma parceria para a implantação do Centro de Referência que possa ofertar cursos em diferentes áreas. Nós não vamos desistir de Maracá.”, disse o prefeito após participar da reunião. Um novo encontro deve definir os próximos passos.