O penúltimo dia para realização de convenções partidárias foi movimentado em Maracás, no Vale do Jiquiriçá, município com Maracás 21.106 aptos a votar. O nome do empresário Eliosvaldo Fontes foi homologado como candidato a prefeito do PDT, em aliança com o PSD, representado na chapa governista pelo vereador Zitinho do Maracujá, que mirava a vice da chapa da oposição, liderada por Nelson Portela, do PT, mas rompeu com o ex-prefeito para aceitar ser vice de Lió, como é popularmente classificado pelos simpatizantes.
O ato realizado neste domingo (04) na quadra de esportes do Colégio Municipal Dom Justino, contou com a presença do prefeito Soya Novaes (PDT), que exerce o segundo mandato consecutivo, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Guida Galvão, Rogério Soares, de Governo e demais secretários municipais, do prefeito da cidade vizinha de Lagedo do Tabocal, Marquinhos Senna (PP), do ex-prefeito Antonio Fernandes, do deputado federal Antonio Brito (PSD), além do vereador de Jequié Ramon Fernandes (PT), que representou no evento o seu pai deputado, Euclides Fernandes (PT), apoiador do grupo liderado por Soya.
O empresário Eliosvaldo, filho de Maracás, e que atuou durante muito tempo como professor de Matemática é um estreante na política disse que já está há 60 dias dialogando com o povo: ”enquanto os nossos adversários sentam na mesa de bar, eu e Zitinho estamos rodando Maracás, para visitar todo mundo e dialogar com todos. Hoje é um sonho realizado para um garotinho que há 48 anos nasceu ali no povoado do Gavião. Se Deus nos permitir a vitória, nós vamos trabalhar por Maracás”. Filiado ao PT, onde disputa à reeleição em Jequié, o filho do deputado Euclides disse que não segue a orientação do partido em Maracás, porque o projeto não é partidário e sim do futuro da cidade: ”não se trata de partidos, e sim de pessoas, se referindo ao prefeito de Lagedo, que é integrante do Progressistas, legenda que indicou o vice da chapa da oposição liderada por Nelson, o empresário Gilmar da Jequié Som.
Convençao do PT
Na mesma região central de Maracás, no Colégio Normal, também neste domingo, a convenção que confirmou Nelson e Gilmar oficializou a aliança do PT com o Progressistas, PV e PCdoB contou com a presença do deputado estadual Patrick Lopes, do Avante, da deputada federal Ivoneide Caetano (PT), do ex-candidato a prefeito derrotado pelo atual gestor nas eleições 2020, Fábio Pena, do PP, que chegou a ser cogitado dos dois grupos adversários, mas acabou ficando como apoiador do ex-prefeito.
Nelson foi prefeito há 12 anos e desde o Governo Rui Costa passou resdir em Salvador para atuar como servidor da Secretaria de Saúde do Estado, nomeado para o cargo coordenador dos Consórcios de Saúde, do qual se licenciou para disputar as eleições municipais em sua terra-natal. ”nós temos cindições de buscar recursos em Brasília, nós temos condições e abertura para buscar recursos no governo do estado. Estou muito mais preperado do que quando fui prefeito em 20204”, disse Portela.