Maracás: Na disputa dos números, TML aponta virada de Lió e IPOP diz que Nelson Portela lidera disputa

Lió e Nelson Portela polarizam em Maracás. Foto: Blog do Marcos Frahm

A fervilhante campanha eleitoral de Maracás, terceiro maior colégio eleitoral do Vale do Jiquiriçá, com 21.106 eleitores aptos a votar está sendo marcada nesta reta final pela guerra dos números, com base em pesquisas de intenções de votos divulgadas por duas das coligações que se enfrentam no pleito. Pelo menos nesta semana, três pesquisas mostraram resultados para todos os gotos. Na quinta-feira (3), a Coligação Um Novo Olhar, Uma Nova História para Maracás, propagou nas redes sociais do candidato Lío, do PDT, e em sites e blogs uma pesquisa registrada no TER/BA sob nº BA-06678/2024, realizada pela Numen Data Pesquisa e Consultoria Ltda, que ouviu 609 eleitores entre os dias 01 e 02 de outubro de 2024. Segundo o resultado divulgado, o candidato Lió aparece com 51,1% dos votos válidos, a frente dos candidatos Nelson Portela (PT) e Samuel (PL), que obtiveram 45,9% e 3%, respectivamente.

Na sexta-feira (4), foi a vez de da Coligação Para Maracás Voltar a Sorrir divulgar pesquisa contratada junto ao IPOP Instituto de Pesquisa e Opinião Pública, apontando Nelson com vantagem sobre seus concorrentes, com 65,19%,, enquanto Lió registrou 31,21% e Samuel 3,6%. Na pesquisa estimulada, Nelson lidera com 60,2%, seguido por Lió com 28,8%, Samuel 3,3%, nenhum/não sabe/não opinou 6,1% e Nulo/Branco 1,5%. O levantamento teria ouvido 392 pessoas, entre os dias 30/09 e 01/10 de 2024, com 95% de confiabilidade e 4% de margem de erro e também foi registrado na Justiça Eleitoral. O candidato do PT propaga pesquisas desde o período de pré-campanha, quando ainda em Junho divulgou pesquisa do Instituto Séculos que lhe colocava no cenário estimulado com 54,25%, seguido de Eliosvaldo, com 16,25%. No último dia (27), a Coligação de Nelson ingressou na Justiça com uma ação e conseguiu a suspensão da divulgação da pesquisa da Publicom Publicidade Legal e Produção de Eventos Ltda que colocaria Lió a frente, com 48,98% dos votos válidos, contra 44,67% de Portela e 6,35% de Samuel. A suspensão foi determinada pelo desembargador do TER/BA, Maurício Kertzman Szporer.

Neste sábado (5), último dia de campanha, outra versão numérica mexeu com o eleitorado local logo cedo, após Lió divulgar mais um levantamento, talvez o último antes da votação, realizado pela empresa TML, lhe colocando na dianteira, com 54,24% dos votos válidos, Nelson aparece com 42,92% e Samuel com 2,84%. A guerra dos números reflete também nos atos de campanha, caminhadas e comícios, com a disputa sobre quem atrai mais público. Ontem, Nelson fez caminhada pelas ruas, tendo como ponto de concentração a Praça da Feira. Hoje, Lió fecha com outra caminhada, na Avenida Brasília, a partir das 16h30.