O clima de ebulição política já predomina em Maracás, no Vale do Jiquiriçá. As articulações das lideranças locais nos bastidores da política com vistas à sucessão municipal estão a todo vapor. E o final de semana foi marcado pela adesão do ex-vice-prefeito, uma das tradicionais lideranças do município, Antonio Fernandes, a pré-campanha do empresário Eliosvaldo, o Lió, do PDT, que lidera a chapa que terá como candidato a vice o vereador Zitinho do Maracujá, do PSD.
Antônio Fernandes foi vice-prefeito de Maracás em duas oportunidades, de 97 a 2000, quando formou chapa com o então prefeito Fernando Carvalho [In memoriam] e de 2013 a 2016, na época liderado pelo prefeito Paulo dos Anjos, além de ter sido candidato a prefeito por duas vezes, sem êxito, em 2004, apesar de ter polarizado uma disputa acirrada com Nelson Portela, que venceu o pleito por pouco mais de 500 votos de diferença e voltou a vencer Fernandes em 2008.
Contador de formação e ainda considerada uma figura influente na política local o ex-vice-prefeito emitiu uma carta pública para justificar o apoio a Lió e Zitinho, pré-candidatos apoiados pelo atual prefeito, Soya Novaes. Em um trecho da nota, ele diz que ‘um novo surg e que ‘algo diferente é preciso acontecer para que a esperança volte a ser expectativa de mudança’ e destacou como professor que exerceu o magistério com decência, ao se referir a profissão do novo aliado, professor de matemática, Eliosvaldo.
Até agora, três chapas estão postas para as eleições municipais em Maracás. Além de Lió e Zitinho, o ex-prefeito Nelson Portela do PT forma dupla com o comerciante Gilmar, do PP, e o atual vice-prefeito, Samuel Nascimento, do PL, com chapa puro-sangue com a enfermeira Eliene.