Populares já vivem clima de ebulição política no município de Maracás, no Vale do Jiquiriçá. Até aqui, o lance é a movimentação de bastidores, com anúncio de alianças e rupturas entre os dois grupos que devem polarizar a eleição na Terra do Frio. De um lado, o grupo apoiado pelo prefeito Soya Novaes (PDT), do outro, a turma liderada pelo ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Executivo, Nelson Portela.
E quem esteve na cidade nesta sexta-feira (24) foi o deputado federal Antonio Britto (PSD), virtual candidato à presidência da Câmara dos Deputados e que, ao longo dos últimos anos, estabeleceu laços com a política de Maracás. Ao se reunir com integrantes da chapa apoiada pelo prefeito, Eliosvaldo Fontes (PDT) pré-candidato a prefeito e Zitinho do Maracujá (PSD) na condição de vice, Britto concretizou o que já vinha sendo sinalizado, uma ruptura com o ex-prefeito Nelson, com quem criou laço de amizade, integrando o mesmo grupo de liderados do ministro Rui Costa e do governador Jerônimo Rodrigues, do PT. Em vídeo que circula na rede social, o deputado assegurou o seu apoio a chapa governista: ”Quero dizer a Maracás que nós temos um pré-candidato e o apoio do deputado Antonio Brito é de Eliosvaldo e de Zitinho”, declarou.
No encontro, também estavam presentes a presidente da Câmara, Suzi, além dos vereadores Renê e Eugênio, este último, que apesar de fazer oposição ferrenha ao prefeito Soya na Câmara também decidiu marchar com a chapa governista. A decisão de Britto teria sido motivada pela aproximação de Portela com Fábio Penna, que foi candidato a prefeito em 2020 vencido por Soya, e Gilmar, ambos do PP, quem além de terem marchado com ACM Neto em 2022 são aliados do prefeito Zé Cocá (PP), de Jequié, do deputado Hassan, que atuam numa linha de oposição ao líder do PSD na região e a aliança do PT com o PP descartou a possibilidade de o PSD indicar o vice de Portela. Dizem, nos bastidores, que Gilmar deve ser oficalizado vice de Nelson na chapa oposicionista.
Ver essa foto no Instagram