”Amigos e amigas de Maracás, tivemos um ano de 2023 de muito trabalho, antecipamos o décimo terceiro, pagamos o salário antecipado e para começar 2024 com o pé direito vamos pagar o piso da educação”. Esta foi a notícia anunciada nesta quinta-feira, 04, pelo prefeito de Maracás, Soya Novaes, e bastante comemorada pelos professores do Município.
O prefeito usou a rede social para informar que se reuniu com os secretários municipais da Educação e de Planejamentoe que depois de um estudo de viabilidade econômica decidiu pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério, a partir de fevereiro, quando a Câmara de Vereadores retomará os trabalhos legislativos e receberá do Executivo um Projeto de Lei que será encaminhado pela Procuradoria-geral para definição do novo critério de atualização do Piso. Soya revelou que o pagamento será feito de forma retroativa ao mês de janeiro.
”Com significativos esforços, iremos honrar mais um compromisso com os profissionais da Educação de Maracás, pagando o Piso Nacional do Magistério a todos os professores da rede pública municipal de ensino. Nos reunimos hoje no gabinete da Prefeitura, com os secretários Adineide Novaes, da Educação, e Reginaldo Novaes, de Planejamento, após conclusão de estudo de viabilidade econômica, para assegurarmos o pagamento do Piso, reajustando os vencimentos dos professores em 18,57%, a partir de fevereiro, quando o Poder Legislativo retomará as suas atividades e, dessa forma, votará o Projeto de Lei que nós estaremos encaminhado através da Procuradoria-geral do Município, para definição do novo critério de atualização do Piso. Tão logo seja aprovado, o Projeto será sancionado e o pagamento será efetuado de forma retroativa ao mês de janeiro. A educação, como instrumento de transformação, nunca deixou de ser prioridade em nossa gestão. Para o cumprimento do Piso, estávamos aguardando uma oportunidade viável e ela chegou. Somente com planejamento e responsabilidade, conseguimos avançar”, anunciou o gestor.