Lafaiete Coutinho: Irmão de Zé Cocá diz que não era seu desejo ingressar na política, mas coloca nome à disposição

Binho, irmão de Zé Cocá, é pré-candidato pelo PP. Foto: Marcos Frahm

Neófito na política e lançado pré-candidato a prefeito de Lafaiete Coutinho pelo irmão Zé Cocá (PP), o produtor rural Flávio Brandão, o Binho, filiado ao PP, disse que não era o seu desejo ingressar na vida pública. Nas primeiras conversas, quando se insinuava que poderia ter um futuro como político, Binho, que malmente aparecia nos eventos do irmão, que hoje é prefeito de Jequié e já governou Lafaiete por dois mandatos consecutivos, inclusive tendo sido candidato único à reeleição, recusava qualquer tentativa de lhe inserir no meio político.

Mas o produtor está mudando. Depois de lançado verbalmente pelo irmão, que tenta retomar o protagonismo na cidade que lhe projetou para o cenário estadual – nasceu em Lafaiete o movimento que elegeu Cocá deputado estadual em 2018, Binho parece ter tomado gosto pela política e já colocou o pé na estrada, se articulando como pré-candidato.

Em entrevista ao Blog do Marcos Frahm, ele admitiu que não se envolvia, mas que agora abraçou a causa. ”Estamos como o nosso nome à disposição e vamos chegar lá. Eu nunca me envolvi em política, mas hoje é uma coisa que a gente abraçou, que é o melhor para nossa terra. Eu acho que vai ser uma das campanhas mais tranquilas da história de Lafaiete, no que depender de mim e o povo vai escolher o melhor nome”, disse o pré-candidato.

A disputa sucessória pode ter três candidatos no município. Além do irmão de Zé, o professor Orlando Cardoso (PSD), derrotado em 2020 pelo atual prefeito João Freitas (PP) com o apoio de Cocá, por uma diferença de 130 votos, já declarou que vai para o páreo novamente. O prefeito, que desde as eleições estaduais de 2022 está rompido politicamente com o colega mandatário de Jequié, apesar de terem selado a paz de lá pra cá, garantiu ao blog que terá candidato para lhe representar, pelo PT. Há quem acredite que, até o início das eleições, João optará por aliança com um dos dois candidatos, Binho, que inclusive já cooptou o apoio da maioria dos vereadores, ou Orlando, com quem também já aparou as arestas.