Num dia atípico, bastante movimentado, Lafaiete Coutinho recebeu a presença de lideranças políticas que visitaram a pequena cidade do Vale do Jiquiriçá para prestigiar convenções partidárias que foram realizadas de forma simultânea para homologar candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Na Câmara Municipal, a convenção que oficializou o nome do professor Orlando Cardoso como candidato do PSD à Prefeitura contou com as presenças dos deputados Rogério Andrade (MDB), Antônio Brito (PSD) e da irmã do governador Jerônimo Rodrigues (PT), liderança do PCdoB de Jequié, município vizinho, Rita Rodrigues.
A cooptação de apoio do União Brasil para formar aliança com o PSD, indicando para a vaga de vice o ex-secretário municipal de Cultura e de Agricultura, Elias Souza, que até então defendia a candidatura do irmão de Zé Cocá, o Binho, do PP, foi a grande novidade da convenção, apesar da aliança já ter sido ventilada nos últimos dias.Em discurso, Elias declarou que receu aval da cúpula estadual do UB, inclusive de ACM Neto, para se unir a Orlando.
Outro fator curioso foi a participação de Rita Rodrigues numa convenção e o anúncio de aliança do PT com o PP, partido representado na Bahia pelo seu irmão, em outra. O Partido dos Trabalhadores coligou com o Progressistas, que terá como candidato ao Executivo o irmão do prefeito de Jequié, Binho, e Dani do Som, liderado do atual prefeito João, na condição de vice, pelo Avante. Questionada pelo Blog do Marcos Frahm sobre sua participação em mais uma convenção de candidato contrário a Zé Cocá, depois de prestigiar a de Alexandre Iossef (PSD) em Jequié, se teria influência do governador, Rita disse que o posicionamento é seu e que não sabia que o PT teria coligado com o PP. ”O posicionamento é meu, sou amiga de Orlando há mais de 20 anos e isso não tem orientação, até o governador pode ter o lado dele e eu também. Em Jequié, o candidato ao qual eu apoio é da base de Jerônimo, Orlando aqui também, do PSD, que tem o deputado Antonio Brito, que tem Otto Alencar e não tem nada com relação ao prefeito de Jequié’’, explicou. Ao comentar sobre o PT apoiar o PP e não coligar com o PSD, ao contrário de Jequié, onde as dus silgas se uniram, Rodrigues afirmou que ‘’isso foi de última hora, porque a orientação era que a federação estaria com Orlando, o próprio governador está recomendando não ter dois candidatos da base, isso mudou de última hora. A orientação do Jerônimo é não ter duas candidaturas da base. Vamos segir com Orlando e Elias’’, revelou. Já Orlando, comemorou a junção: ”quis o destino, vamos fazer ma campanha de alto nível. Por tanto, os nossos adversários terão o osso respeito, mas mandei o recado e reafirmo, se a gente for atacado, a resposta virá a altura”, disparou.
Ver essa foto no Instagram