Lafaiete Coutinho: Convenção sela união entre Binho do PP e Dani do Avante, com apoio do PT e reaproxima Zé Cocá de João

João justifica união com Zé Cocá. Foto: Blog do Marcos Frahm

Convenção partidária neste sábado (03) selou de uma vez por todas a união dos grupos liderados pelo ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, Zé Cocá (PP) e pelo atual gestor, João Vei (PT), homologando os nomes de Binho (PP) a prefeito e Dani do Som (Avante) para o cargo de vice. O evento, realizado no espaço Telesaúde, reuniu um grande número de apoiadores e encerrou a espera de duas semanas para o anúncio oficial da chapa, que já era dada como certa nos últimos dias, depois de uma reviravolta na política local, com Zé Cocá e João voltando a se entender depois da ruptura de 2022, quando ambos trilharam por caminhos diferentes nas eleições estaduais.

O poder de articulação de Zé falou mais alto e o prefeito da Cidade Sol convenceu João a retirar a pré-candidatura do servidor da Prefeitura, Dani, para fazer composição com o seu irmão, o produtor rural Flávio Brandão, o Binho, este neófito na política, mas atuando no campo das articulações desde o início do ano, quando acatou a missão dada por Cocá de lhe representar na disputa sucessória da cidade que projetou o ex-deputado estadual e agora mandatário de Jequié, que mantém o protagonismo no município vizinho há 16 anos, governador por ele, Zé, por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016.

Ao justificar a aliança, João disse ao Blog do Marcos Frahm que consultou as lideranças maiores, afirmando que teve o aval do PT, inclusive da deputada Ivoneide Caetano, e do chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola figura expressiva do Partido dos Trabalhadores para se unir ao grupo de Cocá. ”Algumas pessoas estão nas ruas dizendo que a gente não é governo, a gente é governo sim, João é Lula, Binho é Lula, Binho è Jerônimo, é Ivoneide, aqui na ausência dela, que se pudesse estava aqui. Quando eu falei ela me disse; ‘tô feliz’. Você vai administrar uma cidade, você não tem que adorar uma pessoa, tem que adorar sua cidade e as pessoas de Lafaiete. Quem coligou em partido diferente foi o grupo adversário”, afirmou.

Já Cocá, relembrou o início da sua trajetória na cidade e disse que a união representa inteligência. ”Tudo começou aqui, irei com você, meu irmão, de canto a canto desse Brasil para trazer recursos. Nós precisamos ser inteligentes, dar as mãos a Binho e trabalhar para que ele transforme Lafaiete, gerando emprego e renda. Aqui não tem ninguém melhor do que ninguém, que a gente passe a régua em qualquer diferença”, disse Zé Cocá, no ato que contou com a presença de 06 dos 09 vereadores, do deputado Hassan (PP), do ex-vice-prefeito Eugênio Azevedo, outro que selou a paz com Zé, além dos prefeitos Marquinhos Senna (PP) de Lagedo do Tabocal, Marcelo Pecorelli (Avante) de Jitaúna, além de vereadores e secretários municipais de Jequié.