Em assembleia longa, e recheada de discussões, na Câmara Municipal de Maracás, na tarde desta sexta-feira (6), o prefeito de Lafaiete Coutinho, João Freitas (PP), foi eleito presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE, para o biênio 2017-2018, em eleição que definiu todos os outros membros da Mesa Diretora. A chapa de consenso eleita por aclamação tem João como presidente, Zé Renato (PP), prefeito de São Miguel das Matas como vice-presidente institucional, Rodrigo Maicon (PMDB), novo gestor de Mutuípe, vice-presidente administrativo, Jerônimo Souza (PSD) de Irajuba como tesoureiro, 1ª secretária Mariane Fagundes (PSD), de Lajedo do Tabocal e a 2ª secretária é a prefeita Lorena Di Gregório, de Itiruçu.
Apesar de a eleição ter ocorrido por aclamação, o processo de escolha dos novos membros do CONVALE foi marcado por uma surpresa de última hora. Momentos antes do registro da chapa, quando tudo caminhava para uma eleição através do voto, o prefeito de Planaltino, Zeca Braga (PSD), que voltou a governar o seu município pela segunda vez, depois de quatro anos fora do poder, eleito em 2016, foi um dos fundadores da entidade e bateu o pé, revelando que não abriria mão de uma discussão mais ampla sobre a nova Diretoria, mas sugerindo, inclusive, o adiamento da eleição, pois dos gestores que representam os municípios, apenas 8 estariam aptos a votar e, com o adiamento, os prefeitos dos municípios inadimplentes, impossibilitados de votar, teriam a oportunidade de quitar a dívida para participar da votação futura, com Zeca despertando o desejo de que a escolha ocorresse com bate-chapa, sendo ele, o mandatário de Planaltino, o líder da possível chapa 2. Os associados acirraram as discussões e, só depois de duas horas de debate interno, já por volta das 17h, chegaram a um consenso, definindo chapa única com João, mas para a anuência, houve mudança na vaga de vice-presidente, com Lorena Di Gregório abrindo mão da candidatura para o registro com o nome de Zé Renato, de São Miguel das Matas e a candidatura de Freitas foi enfim oficializada e consolidada por aclamação. Todo o processo foi acompanhado de perto pela presidente da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria (PSB), acompanhada do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), candidato à UPB para suceder Quitéria.
Ao passar a presidência para João, Zé Cocá (PP), ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, que articulou e defendeu até o fim a candidatura do novo prefeito de Lafaiete, eleito em outubro último com seu apoio, foi ovacionado pelos prefeitos. ”Agradeço a todos, dos funcionários aos ex-prefeitos associados e aos novos que chegaram para compor esse consórcio, mas de coração, agradeço imensamente e destaco a humildade da prefeita Lorena de Itiruçu, que em nome do consenso, abriu mão da vice-presidência para que chegássemos a um acordo e essa atitude de Lorena foi muito importante”. Cocá, que geriu o CONVALE durante os dois últimos anos, disse que o consórcio teve avanços significativos e o trabalho desenvolvido precisa continuar, para o fortalecimento dos municípios e da região. Zé revelou que deixa o CONVALE com R$ 2 milhões de convênios, destacou o trabalho de recuperação de estradas estaduais em parceria com o Governo do Estado e pediu humildade aos novos gestores. ”Se quiser gravar seu nome na história do seu município, seja antes de tudo humilde e planeje a sua gestão. Não acredito em prefeitos que não são humildes”.
O agora ex-presidente, concluiu seu discurso enaltecendo a passagem de Maria Quitéria à frente da UPB, entidade da qual também já foi membro e pediu apoio dos prefeitos para o candidato Eures à presidencia da União dos Municípios da Bahia. Já o novo líder, fez agradecimentos aos associados, fazendo afirmação de que Zé Cocá é um amigo – irmão e que dará continuidade ao seu projeto. *Nota original do Blog Marcos Frahm