O vereador Sidney Magal apresentou, na Câmara Municipal de Jequié, um requerimento que aprovado na Casa, solicitando a retirada do despejo de esgoto sem tratamento diretamente no leito do Rio de Contas, no perímetro urbano de Jequié.
Segundo o vereador, tal prática provoca prejuízos irreparáveis ao meio ambiente. ”Trata-se de uma questão de saúde pública”, observa o parlamentar, para quem a solução já deveria de ter encontrada pelos órgãos governamentais que, aliás, conforme destaca, jamais deveria permitir que situação parecida ocorresse.
Sidney Magal esclarece que o esgoto doméstico quando despejado nos rios sem tratamento, ele altera a composição natural daquele ecossistema, trazendo danos para a fauna e a flora aquática e os seres humanos que vivem no entorno.
”É latente a falta de cuidado com o nosso Rio das Contas, o que gera revolta entre os moradores. Não podemos dar as costas para este problema ambiental de extrema gravidade. O descaso do poder público para com o nosso rio, expõe a inércia dos órgãos fiscalizadores que não tomam providências concretas para sanar de uma vez por todas esse crime ambiental, que gera um desajuste a todo ecossistema”, revela o parlamentar que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.