Jequié: Rita Rodrigues avalia como positiva visita de Jerônimo e destaca importância da relação entre estado e prefeitura

A ex-vice-prefeita de Jequié, Rita Rodrigues, militante histórica do PCdoB, fez uma rápida avaliação sobre a última visita do irmão governador, Jerônimo Rodrigues (PT) à Cidade Sol, na primeira quinzena deste mês, quando o chefe do Executivo estadual cumpriu agenda de três dias no município. Caminhando pela Rua 2 de Julho, Centro, após deixar o plenário da Câmara de Vereadores, onde teria participado de uma sessão em homenagem a professora e cientista Ana Angélica Leal Barbosa, pioneira na Universidade Estadual do Estado da Bahia (UESB), na noite desta terça-feira (22), Rita foi abordada pelo Blog do Marcos Frahm e questionada sobre a visita de Jerônimo, tendo afirmado que avalia como positiva a passagem do governador. ”Minha avaliação foi boa, porque Jequié precisava, de fato, está sendo acompanhada pelo governo do estado, apesar do prefeito dizer que é uma visita ser institucional e é verdade, a relação é institucional. Jequié estava precisando mesmo e a gente precisava trazer para mostrar o que o governo tem feito em Jequié e a gente sabe que não foi pouca coisa e isso foi apresentado naquela reunião lá no hotel”, disse Rita ao relembrar que Jerônimo se reuniu com empresários de Jequié no último dia (11) em um encontro que buscou fortalecer a parceria entre os setores público e privado, tendo como um dos participantes o ex-governador César Borges.

Indagada sobre uma aliança política do prefeito Zé Cocá com Jerônimo, o que muito se comenta nos bastidores, mas que ainda não foi oficializado, Rita reconheceu a importância da união entre Prefeitura e Estado, para o desenvolvimento do município, e preferiu adotar o discurso da boa vizinhança ao dizer que espera que a união entre os representantes dois dois poderes aconteça. ”O prefeito é uma liderança forte e não tem o porque de não estar junto. Espero que, em breve, essa união seja selada”.

Participante ativa da vida pública e política de Jequié, Rita Rodrigues assegurou que acompanha de perto as discussões sobre a criação de uma universidade pública federal, com a criação de um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), ressaltando a necessidade da implantação do curso de Engenharia Agronômica. ”Poucas coisas para que se concretize essa instalação aqui no município. Nós estamos participando, inclusive, do diálogo com a reitoria sobre a instalação dos cursos, e para nós a importância do curso de Engenharia Agronômica, para o desenvolvimento do território, que é basicamente agrícola”.