O senador Jaques Wagner (PT) falou na tarde desta segunda-feira (10) sobre a tramitação da reforma tributária, aprovada em dois turnos na última semana. O líder do governo no Senado declarou que os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Eduardo Braga (MDB-PA) são os cotados para a relatoria do projeto e a expectativa é de que a pauta seja debatida com tranquilidade.
”A gente quer um relator que seja tranquilo o suficiente, que dialogue com o necessário e bote para votar. É importante, a gente não pretender fazer tantas mudanças, mas é claro que não se pode negar à casa da federação que se discuta”, disse, em entrevista ao Globo News.
Wagner disse ainda que os senadores devem recolocar no projeto uma medida que prorroga os benefícios fiscais do IPI para plantas automobilísticas no Nordeste até dezembro de 2032. ”Acabou caindo em uma votação difícil, por apenas um voto. Acho quase impossível que os senadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste não queiram recolocá-lo.”
O petista ainda parabenizou a equipe responsável e declarou que a aprovação foi ”um fato incrível para o Brasil”. ”Já foi um fato incrível. Eu parabenizo aqui toda a equipe do ministros Alexandre Padilha, Fernando Haddad. Parabenizo as lideranças da Câmara, o presidente também, Arthur Lira, por ter dado essa acelerada, isso é bom para todo Brasil, juntando isso com o arcabouço fiscal”, afirmou.