Jaguaquara:Vereadores repudiam ”atitude” do prefeito

Uma atitude tomada pelo prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP), durante entrevista em programa de rádio no último dia (07/06), provocou o repúdio de parlamentares situacionistas e oposicionistas na Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (13). O líder da oposição no Legislativo, vereador Nildo Pirôpo (PT), revelou na Tribuna da Casa que foi atacado verbalmente pelo prefeito, em sua entrevista ao vivo na Rádio Povo AM, por ter questionado em sessão realizada no dia anterior uma publicação no Diário Oficial do Município relatando a contratação de veículos/máquinas de propriedade de um empresário da cidade, da ordem de mais de dois milhões para recuperação de estradas. Ele disse que, no dia seguinte, o prefeito esteve no estúdio da emissora e rebateu as suas críticas expostas na tribuna da Câmara, demonstrando-se tão irritado ao ponto de proferir palavras de baixo calão contra o petista, segundo Pirôpo. 

Martinelli confessou que firmou o contrato, através da Prefeitura, alugando máquinas para recuperação de estradas vicinais, que estavam em péssimas condições e criticou o vereador por ter questionado o valor do contrato. Em meio a desabafo no programa de rádio, Giuliano Martinelli chegou a questionar – ” que porra de oposição é essa?  As pessoas devem ter consciência para não votar mais em um inseto como esses. Porque que ele não vai cobrar da porra do deputado dele, que não trouxe nada”, (segundo Nildo). O prefeito ainda disse, segundo Pirôpo, que seriam mesquinhas e infundadas as atitudes do vereador. Nesta quinta, o edil rebateu o alcaide afirmando que estaria muito triste e abalado, mas que não deixaria passar em branco atitudes reprováveis cometidas pelo gestor, e destacou que foi ofendido e xingado por ter cobrado transparência da administração, e classificou como “desrespeitosas” as palavras do prefeito.

A polêmica resultou em manifestações de apoio ao vereador Nildo Pirôpo, que ganhou votos de solidariedade até de parlamentares aliados do prefeito, que cobraram respeito no tratamento com o colega parlamentar, tendo alguns deles destacado que a política deve se pautada pela prática da democracia e da justiça. O assunto dominou os pronunciamentos do grande expediente e foi abordado pelos legisladores em quase sua totalidade. Adailson Mancha (PT), por exemplo, foi mais enfático e ressaltou que também já foi vítima de atitudes como essas, quando foi chamado de bandido pelo ex-prefeito Ademir Moreira. Ele disse que as famílias jaguaquarenses se sentiram envergonhadas ao ouvir as palavras de Giuliano no rádio. ”Qual é o exemplo que o prefeito vai dar aos estudantes com os palavrões dele?”. Por fim, o vereador Pirôpo agradeceu o apoio recebido dos colegas e disse que não estava sendo contra o município, que as estradas deveriam e devem ser realmente recuperadas, mas afirmou que os mais de dois milhões gastos no aluguel de máquinas dariam para a Prefeitura adquirir onze retroescavadeiras.

Fotos: Blog Marcos Frahm