Jaguaquara: Por indicação de Dermeval Gama, Câmara aprova Moção de Reconhecimento ao jornalista Sebastião Nery

Dermeval Gama homenageia Sebastião Nery, in memoriam. Foto: Facebook/Câmara

A Câmara Municipal de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, aprovou, de iniciativa do vereador Dermeval Gama, Moção de Reconhecimento ao jornalista jaguaquarense Sebastião Nery, que faleceu no último dia (22), aos 92 anos, no Rio de Janeiro, onde residia. Gama destacou no documento a importância de Nery para o jornalismo brasileiro.

O jornalista teve uma célebre carreira e foi crucial para o processo de redemocratização do país durante a ditadura militar, além das discussões sobre direitos humanos.

Na política, Nery teve um papel importante, foi eleito deputado estadual da Bahia no período de 1963 a 1967. O político também chegou a ser preso na Ditadura Militar e recolhido a um quartel do Exército. Antes disso, ele tinha sido eleito vereador de Belo Horizonte para um mandato entre 1955 e 1959, mas não assumiu o cargo.

Na Moção, o vereador também reconhece o papel de outro filho da terra, oriundo da localidade de Baixão, residindo em Salvador, o artista plástico Zé Dilson, que foi estudante do Colégio Batista Taylor-Egídio.