Um paciente com crise convulsiva deu entrada na noite desta segunda-feira (22), num Posto de Saúde de Jaguaquara, no bairro Muritiba, cuja unidade funciona em substituição ao Hospital Municipal (HMJ), fechado há meses para obras de reforma, e a família acusa a equipe local de negligência.
Em um vídeo que viraliza na rede social, a sobrinha do homem de 28 anos, que teria dado entrada desacordado, aparece desesperada e proferindo críticas a saúde pública: ”O meu tio precisando de uma transferência para o hospital de Jequié, dando convulsão, eles dizem que meu tio estava usando droga e meu tio não usa droga. Eles ficam na porta e nem deixam a gente ver. Esse hospital de Jaguaquara é um absurdo”, desabafou.
A redação do BMFrahm, ao receber o vídeo entrou em contato com Flávio Silva, assessor de Comunicação da Prefeitura, tendo o mesmo encaminhado ao Blog Marcos Frahm uma nota emitida pela direção da unidade, que nega a falta de atendimento ao paciente. Conforme a nota, a unidade seguiu protocolos de regulação para transferência do paciente, que foi encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié.
Leia abaixo a nota emitida pela direção
O paciente chegou e recebeu da equipe do hospital todo o cuidado que deveria receber. Infelizmente a família exaltada e talvez preocupada com a situação do paciente ao ver a SAMU chegar com outra emergência, e não entendendo que para uma transferência é necessário uma regulação, criou essa situação.
A equipe do hospital deu total apoio e agiu da forma que deveria agir. O paciente foi encaminhado após receber os cuidados necessários e liberação da regulação.
Existem protocolos a serem cumpridos pelas equipes de saúde que não estão relacionados ao desejo do paciente e/ou de seus familiares e sim de acordo com normas técnicas pre- estabelecidas pela regional.
A família mais calma, se retratou com a equipe do hospital.
Infelizmente agora é a hora dos alardes criados de forma intencional e/ou por quem se aproveita de uma situação assim pra tentar apagar o brilho de uma equipe séria que vem a todo tempo se colocado a disposição para atuar em prol do outro. Lamentável!!!