Reeleita no PT com 66,72 % dos votos válidos, 17.380 votos, uma frente que representa mais votos do que os que foram conquistados pelo candidato da oposição, Raimundo do Caldo (PSD), que teve 33,28 %, 8.669 votos a prefeita Edione Agostinone atribui o êxito nas urnas ao trabalho.
Em entrevista ao radialista Dilson Pirôpo, da Rádio Povo AM/FM, a mandatária foi questionada se esperava a votação expressiva após trocar o PP pelo PT. Para Edione, as pessoas não estão focadas em siglas partidárias. ”Eu olho a política diferente. As pessoas amadureceram para essa história de sigla partidária, eu acho que o povo de Jaguaquara é muito sábio, entendeu que nós trabalhamos muito, em todos os lugares. Você viu que nós tivemos frente na Itiúba, no Baixão, em todas as urnas da sede e do Entroncamento. O povo quer que o prefeito trabalhe, que seja eleito, mas que mostre o resultado”, respondeu Edione que ainda fez agradecimentos aos pastores, integrantes da classe evangélica, que na sua maioria se colocam contrários ao projeto político do PT em todos os lugares, mas que segundo a prefeita votaram no 13 em Jaguaquara, maior colégio eleitoral do Vale do Jiquiriçá, com mais de 36 mil eleitores. ‘’Quero agradecer de coração aos pastores, que não estão focados em siglas partidárias. Eu não posso esquecer daquela pessoa que me encontrava na rua e dizia: eu nunca votei no PT, mas pela senhora eu voto’’, declarou Agostinone, que foi uma das apostas do Partido dos Trabalhadores em cidades de médio porte no interior baiano.
A eleição em Jaguaquara teve 28.380 votos totais, o que inclui 663 votos brancos, 2,34% dos votos totais, e 1.668 votos nulos, 5,88%. A abstenção foi de 7.628 eleitores, 21,18% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Número de prefeitos eleitos no PT/Bahia
Na Bahia, o PT elegeu 50 prefeitos. O PSD lidera, com 115 eleitos, seguido do Avante, com 60, PT com 50, PP 41, União brasil 39, MDB 32, PSB 24 municípios e PCdoB 15.
Ver essa foto no Instagram