Prefeito de Iramaia pela terceira vez, Tunga Bastos, entra na reta final do seu segundo mandato consecutivo, deixará o cargo em dezembro, mas dando mostras de que não quer perder o protagonismo no município que lhe projetou no cenário político regional.
Tunga escolheu para lhe representar na disputa sucessória 2024 o atual presidente da Câmara, Pio de Santo, do Progressistas, e apesar de não ser um aliado do Governo do Estado conseguiu ampliar a pluralidade partidária do seu grupo na articulação política, formando aliança com o União Brasil e outros dois partidos, inclusive da base do Governo, o PSD e o MDB.
Na mesma linha de articulação, cooptou o apoio do ex-vice-prefeito na política local, Waldemar Ramos, que se apresentava como opositor do projeto e passou a integrar a chapa na condição de vice.
Em ato de convenção realizado no Centro Educacional Municipal de Iramaia, Tunga falou em resultado do trabalho ao destacar o arco de alianças formado para as eleições municipais: ”Esse é o resultado do trabalho incansável por Iramaia, o reconhecimento de uma gestão que transformou a nossa cidade, com obras nos quatro cantos de Iramaia, gerando emprego, renda e essa união de forças mostra que estamos cada vez mais fortes para a continuidade de um projeto de melhorias para o nosso povo”. A disputa será entre Pio e o atual vice-prefeito, Toninho Caires, do Avante, que apresentou como candidata a vice-prefeita, Bete, do PT.