Irajuba ganha sexta-feira (9) um posto de atendimento do programa estadual de microcrédito CrediBahia. Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Desenbahia, prefeituras e Sebrae, o CrediBahia faz parte do Programa Vida Melhor. O posto de atendimento do município, que fica na Praça Marinho Santos, região central da cidade, será entregue às 10h. Antes, às 9h, técnicos da Superintendência de Economia Solidária da Setre apresentarão o programa à comunidade na Câmara Municipal. Como nos demais postos de atendimento, em Irajuba o CrediBahia vai financiar e capacitar micro e pequenos negócios, oferecendo crédito de até R$ 10 mil com taxa de juros de 0,41% ao mês.
De abril de 2002 a março deste ano foram liberados pelo programa mais de R$ 221,3 milhões por meio de 122.735 contratos, atendendo a 53.607 baianos.
Os beneficiados são empreendedores na faixa de 18 a 60 anos, prioritariamente os inscritos no CadÚnico, com renda mensal familiar de zero até meio salário mínimo por pessoa. A metodologia utilizada no CrediBahia baseia-se no relacionamento direto entre o agente de crédito e o empreendedor no local de sua atividade. O acesso ao crédito orientado permite ao empreendedor fortalecer o negócio, com a compra de máquinas e equipamentos, aquisição de estoque ou mesmo para garantir necessidades temporárias de caixa. Desde a primeira operação, o empreendedor pode dividir o pagamento em até 12 meses, para investimento fixo, e em seis meses para capital de giro. O dinheiro é disponibilizado diretamente pela rede bancária, sem exigência de abertura de conta, sem cobrança de taxa de abertura de crédito, e isso reduz os custos do empréstimo. O valor do empréstimo vai aumentando a cada solicitação, revelando o crescimento do negócio e impactando a economia local.