Durante a manhã desta segunda-feira (05), indígenas da Tribo Pataxó de Coroa Vermelha, oriunda de Porto Seguro, visitaram o município de Jequié e, em forma de protesto, bloquearam o trânsito na principal via de acesso ao Inocoop, localidade do bairro Jequiezinho.
O movimento reivindicava o direito a uma casa que já teria sido ocupada por indígenas durante décadas e teria sido desocupada em maio de 2014, quando um oficial de Justiça, ao cumprir ordem judicial chegou ao local determinando a reintegração, acatando a ação de um casal que, á época, teria apresentado documentação sob alegação de que o imóvel foi adquirido por meio da Caixa Econômica Federal.
O caso segue na Justiça e, depois de 04 anos da desocupação, ninguém morou no imóvel e os índios Júlia e Manoel, que são irmãos, passaram a morar em uma casa alugada pela Prefeitura de Jequié, por um período, e depois do vencimento do contrato os irmãos foram morar numa casa de taipa, em com estrutura física defasada. Dona Júlia, 72 anos, que participou do ato disse que a casa lhe foi concedida há 40 anos, na gestão do então prefeito Landulfo Caribé (já falecido).