O Hospital Geral Prado Valadares realizou nessa segunda-feira (16) mais uma captação de múltiplos órgãos onde foram captados 04 órgãos (sendo 01 fígado, 02 rins e 01 córneas), todos os órgãos foram compatíveis à pacientes da Bahia.
A equipe CIHDOTT HGPV após o diagnóstico da morte encefálica, acolhe a família e a sensibiliza para a causa da doação de órgãos. Vale ressaltar que durante todo o processo de captação, a família é acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. ”Participar do processo é servir de ponte pois gera oportunidade de ressignificação tanto para a família doadora, que mesmo estando em luto consegue dizer SIM a solidariedade assim como para os pacientes receptores que estão esperando na fila por um órgão e uma oportunidade de vida nova”, ressaltou Cris Galvão, Coordenadora da CIHDOTT HGPV.
O HGPV é na atualidade o maior centro captador de córneas da Bahia, destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos, sendo um dos poucos hospitais do estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na CIHDOTT e conta sempre com apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde.
Em nota, o Hospital Geral Prado Valadares agradece a família do doador por tão belo ato de amor, mesmo em meio à dor, disseram sim a doação de órgãos. ”Doar órgãos é um ato humanitário Seja um doador, avise sua família, daqui só se leva amor”. Fonte: Ascom HGPV