Governo muda Comando da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior/9ª Coorpin de Jequié; delegado de Feira de Santana assumirá o cargo

9ª Coorpin de Jequié terá novo coordenador. Foto: Blog do Marcos Frahm

O Diário Oficial do Estado, edição desta quinta-feira (24) publicou decretos com mudanças no Comando da Polícia Civil em Jequié e Região, através da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior, que responde por 24 delegacias de cidades do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá.

Para o cargo de Coordenador da 9ª Coorpin, foi nomeado o delegado Roberto da Silva Leal, que atuou na coordenadoria da 1ª Coorpin de Feira de Santana pelo período de seis anos e substituirá o delegado Rodrigo Fernando, este que foi exonerado do cargo de Delegado Regional para assumir outra função na Secretaria de Segurança Pública da Bahia – SSP.

Em Jequié, Roberto Leal terá pela frente o deafio de combater a criminalidade numa cidade que tem destaque na grande mídia como alvo da violência.

Ao justificar as mortes violentas intencionais na Cidade Sol, 41 até este mês, número menor do que o registrado no mesmo período de 2022, quando 55 pessoas teriam sido assassinadas até Agosto, a polícia enfatiza que a disputa por pontos de tráfico de entorpecentes seria a principal motivação de crimes e que, as vítimas, em sua grande maioria, estariam envolvidas com o ilítico.

Durante participação em uma audiência pública realizada em maio na Câmara de Vereadores para debater a Segurança no Município o delegado Rdorigo chegou a afirmar que o avanço do tráfico de drogas estaria desencadeando uma disputa entre grupos criminosos.

No mesmo mês da audiência, em maio, a Polícia Civil chegou a fazer uma mega-operação para combater as ações de duas organizações criminosas, resultando no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas em flagrante.

Apesar da propagação de notícias que colocam Jequié como cidade mais violenta, com base nas informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de crimes violentos tem apresentado redução em toda a região. Conforme informações obtidas pelo Blog do Marcos Frahm, na área de atuação da 9ª Coorpin, com as 24 delegacias, foram contabilizados 89 homicídios até agora, quando em 2023 o total era de 103.