O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autorizou nesta quinta-feira (12), o repasse de R$1,2 milhão para Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia. O recurso é fornecido após o município ter decretado estado de emergência, devido as fortes chuvas de dezembro.
O valor deve ser usado na compra de cestas de alimentos, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório, colchões e água. A ação atenderá quase 20 mil pessoas.
Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia. O temporal deixou casas, estabelecimentos comerciais e ruas alagadas. O volume de água foi tão elevado, que carros e motos foram arrastados pela correnteza no centro da cidade. Outras cinco cidades brasileiras atingidas por desastres naturais receberão o repasse, totalizado em R$ 3 milhões.
O governo do estado instalou um comitê de crise, no dia 26 de dezembro, para atender as cidades impactadas pelos efeitos da chuva na Bahia. Ao todo, 92 cidades foram afetadas.
A cidade de Jequié, também no sudoeste da Bahia, teve a pior enchente desde 1981. As famílias receberam alimentos e medicações por helicóptero no feriado do Natal. A sede do comitê foi instalada no município para facilitar os resgates.
Ao todo, a Bahia já registrou 188.104 pessoas atingidas pelas chuvas em algumas regiões do estado, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).