Há 1 ano e 10 meses das eleições estaduais 2026, são cada vez mais fortes os sinais de que a disputa pelas 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia será pulverizada no interior baiano com o surgimento de novos nomes, incluindo prefeitos que deixarão os respectivos cargos a partir do próximo dia (31) de dezembro e tentarão pavimentar caminhos para candidaturas a deputados.
No Vale do Jiquiriçá e no Recôncavo, são vários nomes, entre ventilados e confirmados. No Vale, por exemplo, Júlio (PT) de Amargosa, Cézar de Milagres (PP), Binho (PSB) de Laje, já confirmam o desejo de alçar voos mais altos na política. Do Recôncavo, mas vizinho do Vale, Thiancle Araujo (PSD), atual presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia e prefeito de Castro Alves também deixará a Prefeitura e sua candidatura ao parlamento baiano é dada como certa. Todos eles lograram êxito nas eleições municipais e emplacaram seus sucessores. Ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, exercendo o quinto mandato de deputado, Rogério Andrade Filho (PDM), filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Elísio Medrado, Aloísio Andrade, tem experiência de sobra para comentar o assunto. Ao avaliar o cenário polítcio, Rogério ver com naturalidade o surgimento de novos nomes e acha pouco o número de pretensos candidatos ao fazer comparação com as eleições 2022.
”O surgimento desses nomes é muito importante para contribuir com a democracia. Eu acho até que existem poucos nomes. No passado, nós tivemos mais candidaturas para deputado estadal na região, lembro que, em determinado pleito, foram quatro ou cinco candidatoas a depuutados estadais, apenas em Santo Antônio, dentre outros municípios do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá. Essas candidaturas contribuem para o fortalecimento do debate, para que as pessoas tenham mais alternativas, são grandes nomes e eu desejo a todos que as suas pré-candidaturas venham a se consolidar”, disse Rogério em entervista ao BMF.
Com passsagens pelo DEM, PSD e atualmente integrando o MDB, partido do vice-governador Geraldo Jr., Rogério foi questionado sobre a participação do seu partido na chapa do governador para as próximas eleições e comemorou o aumento no número de prefeitos eleitos na Bahia, 32 nas eleições 2024. ”O MDB saiu de doze para trinta e tantos, praticamente triplicou e é um partido muito forte, uma marca que tem demonstrado ao longo desses dois anos um alinhamento muito estreito com o governador. É o maior partido do país e, aqui na Bahia passa por um processo de reorganização muito grande. Nós tivemos mais de cem candidatos a prefeito, vai brigar para permanecer na chapa majoritária, mas independente disso, estará ao lado do governador para continua promovento das tranformações que a Bahia precisa”, concluiu Rpgério.