”Fui pego tão de surpresa que fui correndo comprar um paletó”, admite Radiovaldo Costa, novo deputado da AL-BA

A partir desta sexta-feira (26), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) passa a contar com um novo deputado estadual, o petroleiro e sindicalista Radiovaldo Costa (PT), que será empossado, às 10h, pelo presidente do Legislativo, Adolfo Menezes (PSD), mesmo durante o período de recesso parlamentar, que termina na próxima semana. Ele assume a cadeira pela coligação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).

Com a posse da ex-titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), Elisangela Araújo (PT), como deputada federal, em substituição ao deputado Zé Neto (PT), que pediu licença do mandato por 120 dias para se dedicar integralmente à campanha para prefeito de Feira de Santana, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) foi alçada nova secretária da pasta, numa articulação capitaneada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com isso, a vaga de Neusa será ocupada pelo 1º suplente Radiovaldo Costa, que obteve 45.042 votos na eleição de 2022. Deste total, ele recebeu 10 mil votos somente em Salvador e na Região Metropolitana.

Em conversa com o Bahia Notícias, Costa revelou ter levado um susto e que ficou muito surpreso quando recebeu a ligação, ontem, avisando da posse. Ele contou que estava fora da Bahia e teve que antecipar o seu voo de retorno à capital. ”Eu fui pego totalmente de surpresa. Eu fui tomado tão de surpresa que nem na Bahia eu estava, eu estava no Rio de Janeiro. Me ligaram na quarta já sinalizando que isso ocorreria. Eu cheguei ontem e fui conversar lá no Governo e se confirmou essa movimentação”, contou.

Perguntado se já tinha o paletó que vai usar amanhã, ele admitiu que teve que providenciar um. “Nem o paletó eu tinha. Tive que comprar um paletó, hoje, correndo. Para lhe falar a verdade, eu comprei agora [à tarde]”, disse, entre risos.

BIOGRAFIA

Radiovaldo Costa é petroleiro, sindicalista e ex-vereador de Alagoinhas, sua cidade natal, por três mandatos. Foi candidato a prefeito do município em 2016, quando obteve quase 12 mil votos. Conhecido como “Radiola”, ele é também diretor de comunicação do Sindipetro-Bahia e Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, o fundo de pensão da categoria petroleira. Nas eleições de 2022, Radiovaldo foi o sindicalista mais votado do Brasil para deputado estadual.

Sobre a possibilidade de permanecer no mandato, assim como aconteceu com Neusa Cadore, que foi efetivada em fevereiro após a ida de Paulo Rangel para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Radiovaldo Costa fincou os dois pés no chão. Para que isso aconteça, pelo menos um cenário tem que se viabilizar. Zé Neto tem que vencer a eleição em Feira de Santana, Elisangela Araújo se efetivar deputada federal e Neusa Cadore permanecer à frente da SPM ou qualquer outra pasta do governo Jerônimo Rodrigues.

”Hoje, os suplentes sou e Marcelino Galo [que está exercendo mandato]. As condições políticas para que ambos se efetivem são reais, sempre dependendo, é claro, da disposição do governador. Até a 1ª suplente, Lucinha, pode ser chamada, a depender das movimentações feitas pelo governador Jerônimo”, analisou.

Mais uma vez voltando à realidade, Radiovaldo fez questão de frisar que ”viver fortes emoções” faz parte da vida de qualquer suplente. ”Você entra, pode ficar um mês, um dia, um ano. É impossível criar uma expectativa porque você é um suplente. O tempo que durar, terá a minha dedicação”, cravou.  Com informações do Bahia Notícias