Fim de festas privadas fez aumentar participação popular em São João, diz secretária de Santo Antônio de Jesus

Secretária de Cultura, Sílvia Brito. Foto: Bianca Andrade / Bahia Notícias

A pouco menos de três meses do São João, Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, se prepara para o principal evento do município. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas circulem na área dos palcos entre os dias 19 e 24 de junho. Nesta quinta-feira (27), a prefeitura da cidade fez o lançamento oficial, em um encontro com a imprensa em Salvador.

Para a secretária de cultura da cidade, Sílvia Brito, o fim de festas particulares, como o Forró do Lago, ajudou até a turbinar de público a festa da prefeitura, como se tirasse de casa quem antes não ia para festas.

”Santo Antônio [de Jesus] ficou muito conhecida pelo Forró do Lago. Com a saída deste evento, a gente observou na prática que a festa pública ganhou uma força e uma proporção incrível. Hoje, a praça fica lotada todas as noites de gente que antes nem gostava de ir para a área pública. Mas por quê? Porque a gente garantiu mais segurança, tem um monitoramento total, tem policiais de várias forças, e tudo isso vai tornando Santo Antônio de Jesus um espaço muito seguro para brincar e aproveitar aqueles dias com alegria” disse em entrevista ao Bahia Notícias.

A secretária ainda declarou que a programação tenta atingir todos os públicos. Já estão confirmados nomes como Jorge e Mateus, Simone Mendes, Xand Avião, Daniel, Henry Freitas e Ana Castela, mas Sílvia Brito promete atrações conhecidas do dia a dia da população.

”A gente sempre busca uma grade que seja inclusiva. Por isso 80% são de músicos locais”, acrescenta. Forrozeiros tradicionais, como Flávio José e Dorgival Dantas, também vão se apresentar, no São João que atravessa fronteiras.

”Hoje um dos principais destinos turísticos para os festejos juninos no Nordeste brasileiro é Santo Antônio de Jesus. Isso é muito importante é uma responsabilidade muito grande e a gente vem ano a ano conquistando mais marcas na iniciativa privada que vem nos ajudando”, completou.