Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto no sábado (20) na Praia dos Milionários, em Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia. Segundo dados do projeto (A)Mar, que monitora a vida marinha entre Maraú e Canavieiras, este foi o primeiro encalhe da espécie na região em 2022.
Segundo Wellington Laudano, veterinário do projeto, o filhote pesava cerca de uma tonelada e media quatro metros. Outra característica é que o animal tinha marcas de mordidas de tubarão, mas não é possível afirmar se elas aconteceram antes ou depois da morte.
O veterinário explicou que um filhote com características parecidas foi encontrado encalhado vivo na terça-feira (16), em uma praia a cerca de 10 km de distância da Praia dos Milionários. Ele estava machucado e foi recolocado na água por populares antes do Projeto (A)Mar chegar no local.
”Tudo indica que é o mesmo animal. Ficamos monitorando a região que ele encalhou pela primeira vez até sexta-feira e ontem esse filhote apareceu”, contou.
Segundo o veterinário, a causa mais provável da morte foi inanição, um estágio de fome que leva a uma rápida perda de peso e energia. ”Os filhotes dependem muito dos cuidados da mãe e normalmente não sobrevivem quando se perdem. Eles ficam sem alimento, sem proteção e ficam mais suscetíveis aos predadores”, explicou. As informações são do G1