Farmacêuticos de Jaguaquara e região reuniram-se nesta sexta-feira (13), com representantes do Conselho Regional de Farmácia – CRF-BA, para discutir a profissão. O encontro, realizado no Hotel Irmãos Vaz, abordou questões como os avanços tecnológicos e a ampliação das atividades do farmacêutico, que deve continuar buscando especialização na área após a formação, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que exige a regulamentação das farmácias e eleição 2013 para os Conselheiros Regionais de Farmácia da Bahia.
Sentindo-se em casa, o jaguaquarense Mário Martinelli Júnior, Conselheiro Federal de Farmácia, comentou em entrevista à imprensa local sobre o encontro dos profissionais, tendo afirmado que a reunião, além de discutir os assuntos pertinentes a área, serviu também para manter a união da categoria farmacêutica na região. ”Nós viemos a Jaguaquara para ouvir dos colegas farmacêuticos as demandas da região. Nós já desenvolvendo várias ações aqui, em parceria com a ANVISA, com o Ministério Público, a fim de normatizar e moralizar as farmácias clandestinas da região. Entendemos que o farmacêutico é importante na construção da saúde pública, e nesse momento nós ouvimos os colegas, para sabermos quais as necessidades deles, o que eles esperam das entidades representativas do setor, para construirmos uma profissão forte em nosso estado”, assegurou.
Segundo Mário Jr., o CRF conseguiu diminuir, nos últimos quatro anos, de 40% para 20% o número de farmácias clandestinas. ”Nós temos a Lei 5991, que regulamenta o exercício profissional e obriga o estabelecimento a ter o farmacêutico em tempo integral para prestar assistência a sociedade. Aqui em Jaguaquara essa questão vem avançando muito, e quem ganha com isso a é à sociedade, que tem um profissional habilitado para poder prestar o serviço”, afirmou. Além de Martinelli participaram do encontro o presidente estadual do Conselho Regional de Farmácia, Altamiro José dos Santos, Dr. Roberto Carvalho, presidente da ASBAC, Dr. Ariel Resende, presidente do Sindifarma e Dr. Rodrigo Di Lábio, Delegado Honorário Regional.
Fotos: Blog Marcos Frahm