Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia são destaques no Prêmio Abapa de Jornalismo

No último dia (12) de novembro, cinco estudantes do curso de Jornalismo da Uesb foram premiados na Categoria Jovem Talento, nas modalidades escrita, vídeo e podcast, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A cerimônia de premiação, que aconteceu em Salvador, marcou a 4ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo.

A premiação ocorreu após uma imersão, realizada no mês de agosto, na cotonicultura do oeste baiano, especificamente em Luís Eduardo Magalhães, polo da produção de algodão no estado. Entre palestras e visitas técnicas, estudantes de Jornalismo de instituições baianas aprenderam sobre a cultura algodoeira na Abapa e produziram reportagens escritas, vídeos e podcasts para o Prêmio.

Pedro Novaes, vencedor da modalidade escrita, destacou sua experiência em Luís Eduardo Magalhães como fundamental para ampliar seus conhecimentos sobre a cultura do oeste baiano. O estudante ainda frisou a felicidade em ser premiado em 1º lugar. ”Fiquei muito feliz quando, há poucos dias, o colegiado me informou que estava entre os selecionados, os finalistas, mas não fazia ideia de que minha matéria seria reconhecida com a primeira colocação. Foi uma honra muito grande”, relatou.

Vitor Barboza subiu ao pódio para receber prêmios em duas modalidades. O estudante venceu na categoria Podcast, com orientação do professor José Dirceu Góes, e na modalidade Vídeo, com as colegas Lêda Lima e Rafaella Leite, sob a orientação da professora Carmen Carvalho. ”Ganhar esses prêmios representa a realização daquilo que sempre sonhei antes de entrar no curso de Jornalismo. Estou trilhando minha carreira em cada conquista, e essa veio para abrilhantar ainda mais essa jornada”, destacou Vitor.

A premiada Carolina Oliveira, na modalidade Vídeo, destacou que participar do Prêmio foi uma experiência enriquecedora. ”Participar da premiação foi maravilhoso. Nosso primeiro prêmio enquanto estudantes de Jornalismo. A sensação de dever cumprido, por ter entregue um material de qualidade e ter o nosso trabalho reconhecido, nos deixou emocionadas”, contou.

A professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, destaca o ano de 2024 como um período de reconhecimento pelo trabalho realizado no curso. Segundo a professora, as premiações demonstram o quanto o exercício do Jornalismo, com apuração veraz, criatividade e ética, faz a diferença para estudantes e profissionais. ”Quando um estudante é premiado, todos somos reconhecidos, ganhamos todos juntos”, concluiu.

Na modalidade escrita, o aluno Pedro Henrique Pereira Novaes, do 5º semestre do curso de Jornalismo da Uesb, ficou em 1º lugar com o tema ”Aviação Agrícola”. Já na modalidade Vídeo, a Uesb subiu ao pódio duas vezes: Mariana Martins Almeida, Ellen Magalhães Mafra e Ana Carolina Souza Oliveira, do 4º semestre, receberam o 2º lugar com o tema “Algodão Sustentável”.

Na modalidade Podcast, João Vitor Barboza Pires conquistou mais um prêmio, ficando em 3º lugar com o tema ”Algodão Baiano”. Já os alunos João Vitor Barboza Pires, Kassia Rafaella Leite Gomes e Sirleyde Lima Rocha, do 4º semestre, ficaram em 4º lugar com a temática “Do Campo ao Futuro”.