Esporte: Doce Mel/Jequié tem ano histórico; sobe 18 posições e aparece no Top 40 no Ranking da CBF

Doce Mel/Jequié, um dos principais protagonistas do futebol feminino baiano, subiu 18 posições e já ocupa o 38° lugar no Ranking Nacional dos Clubes do Futebol Feminino do Brasil. A atuação da Jequié em 2024 assegurou a permanência na 2ª colocação na Bahia e aparece em 8° no Nordeste do País, estando 7 posições à frente das atuais campeãs baianas; Vitória (45). O Esporte Clube Bahia, time da Série A1 nacional ocupa a 14ª posição.

O Ranking Nacional de Clubes do Futebol Feminino 2025, elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi divulgado nesta sexta-feira (13dez24). “Estamos muito felizes com resultado de mais uma temporada e ainda com a dimensão que o futebol feminino ganhou em Jequié, não só por fazer parte da lista do Top 40, mas, principalmente, pela sua capacidade de projetar novos talentos. Já faz algum tempo que atletas, com passagem pelo JEC, atuam nos principais clubes do País”, observou o Vereador Tinho, coordenador e treinador do Jequié Esporte Clube (JEC) e do Doce Mel, parceria bem-sucedida e reconhecida no Estado.

Manter essa trajetória de ascensão, estando garantida no calendário nacional pelo quarto ano consecutivo – em 2025, o Doce Mel voltará a disputar o Brasileiro Série A3 – é uma proeza muito grande para Tinho que trabalha com pequeno orçamento e estrutura mínima.

Novo Momento
Com sede em Jequié, o Doce Mel faz parte desse novo momento de renovação do futebol feminino na Bahia e já se consolidou com a principal força do interior baiano. O fato de ficar atrás apenas do Bahia no Ranking Nacional da CBF e a oitava força do Nordeste do Brasil representa muito para quem levanta a bandeira do futebol como ferramenta de inclusão social.

O futebol feminino de Jequié ganhou visibilidade com o trabalho de Tinho no comando do JEC, desde o Fut7. A partir desse momento a categoria só traz alegrias. Após estrear na Série A3, a equipe chegou a Série A2 em 2024, onde competiu de igual para igual com times mais estruturados. “Percorremos o Brasil, levando o nome de Jequié e dando o devido valor a essas meninas. A nossa presença na Brasileiro em 2025, pelo quatro ano seguido Jequié e a Bahia no cenário nacional é muito honroso para toda a minha comissão técnica”, observou Tinho.

O Cenário no Brasil
No panorama nacional, o Corinthians lidera pelo quinto ano consecutivo, após se consagrar hexacampeão brasileiro em 2024. Outras potências como Ferroviária e São Paulo completam o pódio. No Nordeste, o Bahia continua como referência, mas a escalada do Doce Mel demonstra que há espaço para novos protagonistas.

“A nossa equipe se tornou um símbolo de orgulho e inspiração, com atletas de várias localidades fazendo questão de atuar em Jequié. Isso é resultado da confiança no nosso trabalho. Espero que a cada temporada, o clube atraia mais visibilidade para o futebol feminino baiano e jequieense, quebrando barreiras e mostrando que com planejamento e dedicação, é possível competir em alto nível”, completou Tinho.

Em 2025, o futebol de Jequié será representado por duas equipes. A ADJ disputará o Baiano enquanto o Doce Mel/Jequié terá o desafio de disputar o Brasileiro.

*por Souza Andrade / Jequié e Região