O diretor do Hospital Geral de Ipiaú-HGI, João Henrique Cruz Sampaio, divulgou nota na tarde desta segunda-feira (30/07), confirmando estar no aguardo da publicação do Decreto com a sua exoneração do cargo. Aproveitando da oportunidade dirigiu-se à população de municípios da região atendida pelo hospital e aos amigos para agradecer o apoio recebido, bem como toda crítica que recebemos neste período entre 2016 a 2019. ”Exerci a função de Diretor com ética, honestidade, dedicação, justiça, competência e respeito a todos, sem distinção”, acrescenta.
”Nestes três anos e quatro meses, tive o prazer de trabalhar com pessoas comprometidas com o SUS, que fazem do HGI parte de suas vidas. Juntos implantamos/reativamos: o Núcleo Interno de Regulação, de Educação Permanente, Hospitalar de Epidemiologia, Grupo de Trabalho Humanizado, Direção Médica Técnica, Gerador de energia, Troca do transformador (de 112,5Kva por 225 Kva), terceirização da lavanderia e do Serviço de Nutrição, desvinculação do almoxarifado e farmácia (que funcionavam no mesmo espaço), reestruturação do Centro Cirúrgico (com entrada exclusiva) e CME, aumento de mais 08 leitos de Clínica Médica, funcionamento do Acolhimento e Classificação de Risco 24 horas, aumento do número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem plantonistas. E mais: Implantação do Colegiado de Cogestão, da Sala de Primeiros Cuidados ao Recém Nascido, Posto de Enfermagem da Maternidade, Reforma no teto de toda Unidade, Canalização dos gases medicinais com implantação do tanque criogênico para oxigênio (retirando o torpedo de O2 próximo do leito), nova central de gases, instalação do novo autoclave, requalificação da sala de estabilização com Respirador mecânico e Monitoramento multiparamétrico, Aquisição de poltronas para acompanhantes e pacientes, substituição de camas hospitalares (leitos), melhoria no fluxo de pacientes na tela de regulação, aquisição de três ambulâncias (duas novas) e dois carros administrativos, aquisição de cama pré parto , parto e pós parto, aumento da variedade de medicamentos e produtos de penso, pintura geral da unidade, entre outras melhorias”, relatou.
Enfatiza ainda na nota que dentre as melhorias realizadas, a mais significativa foi devolver à comunidade a confiança do serviço ofertado. ”Comunidade, que por vezes procura o HGI para sanar suas dores, além de proporcionar a felicidade a muitas famílias, no processo de gestação e nascimento de crianças, ofertando sempre o melhor no processo de humanização do atendimento”.
”Entre os anos de 2016 a 2018 realizamos 3.208 partos, 1.510 cirurgias (sediamos o mutirão de cirurgias 04 vezes) com cirurgias eletivas e oftalmológicas, 130.207 atendimentos realizados, estes para um raio de uma população aproximada de 300.00 habitantes e mais de 12 cidades, com aumento de mais de 80% da produtividade, comparando estes dados aos dos anos anteriores. O resultado dos esforços empreendidos por todos os que participaram da gestão que ora se encerra é fruto de um árduo trabalho, realizado em equipe, e que contou com o apoio incondicional do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas, do Governador Rui Costa e da Primeira Dama, Aline Peixoto”.
Considerou ainda que atuar como Diretor de uma Unidade de médio porte, porta aberta 24 horas, responsável pelo atendimento de Urgência e Emergência com serviço de Maternidade, foi um desafio em sua vida, pois durante tal período teve que abrir mão da convivência familiar diária e enfrentar uma estrada federal totalizando 120 quilômetros ida e volta.”Sinto-me honrado por ter exercido a direção do Hospital Geral de Ipiaú e sou muito grato a Deus por ter permitido tão rica experiência em minha vida”.
Ao próximo Gestor, desejou sorte, muita garra e sucesso e que a próxima equipe gestora possa colher os frutos do trabalho realizado neste período em que esteve à frente do HGI, contando com a colaboração valorosa de todos os profissionais que compõe este Grupo de Trabalho, fazendo avançar as melhorias que estão por vir, a partir do anúncio feito pelo governador Rui Costa de investimento de mais de R$ 1 milhão no HGI. ”Continuem a promover as melhorias que o HGI necessita, assim merecem Ipiaú e região e a tão sofrida gente que espera o melhor de todos nós. Nosso muito obrigado a todo povo de Ipiaú e região que me acolheu de braços abertos. Sigo na luta incansável por melhorias no Sistema Único de Saúde, seja nos movimentos sociais ou incluído no serviço de saúde”, finaliza João Henrique. Com informações do Jequié Repórter