Professores da rede municipal de Alcobaça, no sul da Bahia, realizam uma manifestação na BA-290, em trecho da própria cidade. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a manifestação começou por volta das 7h desta segunda-feira (2) e bloqueia o trânsito no local. A categoria está em greve desde terça-feira (27).
Ainda segundo a polícia, os professores ocupam toda a via, nas proximidades do distrito de São José. Por conta disso, o trânsito está bloqueado tanto para quem segue sentido Alcobaça, quando para Teixeira de Freitas. Os professores usam cartazes e bandeiras, além de vários objetos queimados na via.
O grupo protesta contra um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que, segundo os docentes, vai tirar direitos da categoria De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o projeto deve cortar reajuste salarial, eleições de diretores de forma democrática, progressão continuada do salário, gratificação por estímulo e estabilidade no trabalho.
Segundo a APLB, na sede do município todos os professores aderiram, mas escolas da zona rural funcionam parcialmente. Por conta da manifestação desta segunda, equipes da PRE estão no local para administrar a situação. Este é o segundo protesto em menos de uma semana. Com informações do G1