Elmar e Antonio Brito cancelam reunião para anunciar aliança contra Hugo Motta por falta de quórum em Brasília

Os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento, e do PSD, Antonio Brito, decidiram cancelar a reunião que fariam na tarde desta terça-feira (10) na Câmara dos Deputados. Os dois tinham a intenção de reunir parlamentares dos dois partidos para sacramentar uma posição comum de aliança futura na disputa da presidência da Câmara em 2025.

A reunião estava marcada para as 16h desta terça, entrentanto, devido à baixa presença de deputados em Brasília, os dois líderes preferiram adiar o encontro. Apesar de ser uma semana de esforço concentrado, uma grande parte dos parlamentares preferiu continuar em seu estados devido aos compromissos da campanha eleitoral.

Mesmo não tendo sido realizada a reunião, Elmar Nascimento e Antonio Brito seguem buscando viabilizar as suas candidaturas. O acordo fechado entre os dois prevê que mais à frente, quem estiver melhor posicionado receberá o apoio do outro candidato.

A manutenção da candidatura do deputado Antonio Brito inclusive foi transmitida pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Kassab e Lira tiveram um encontro nesta terça, e o presidente do PSD teria se recusado a atender apelos de Lira pela desistência de Antonio Brito.

De sua parte, o líder do União, Elmar Nascimento, também segue realizando conversas para tentar viabilizar sua candidatura, mesmo sem receber o apoio oficial de Arthur Lira. Elmar teve encontros nesta terça com os deputados federais Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade; André Figueiredo, presidente do PDT, e Luis Tibé, presidente nacional do Avante, além do baiano Adolfo Viana, líder da Federação PSDB/Cidadania.