A Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta segunda-feira (7), o último ciclo de revisão do ano do projeto Aulão Enem 100%, que prepara os alunos da rede estadual para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para 3 e 10 de novembro. As aulas seguem até sexta-feira (11) e devem reunir cerca de 1,6 mil estudantes de 40 unidades escolares de Salvador e região metropolitana, no auditório da secretaria, com a participação de professores e convidados.
As atividades são transmitidas ao vivo, no Portal da Educação, nas redes sociais (@EducacaoBahia) e no canal da secretaria no YouTube. ”Todo o material está disponível no portal. Os alunos podem entrar e ver as aulas, assim como baixar as apostilas e responder aos exercícios. Nosso objetivo é oferecer esse serviço ao maior número possível de jovens, para que eles possam melhorar ter o melhor resultado possível nas provas”, explica a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito.
Em busca do sonho de cursar engenharia elétrica, o estudante Vitor dos Santos está aproveitando o aulão para revisar os assuntos. ”Para quem vai fazer as provas, essas aulas são ótimas e têm uma importância grande no resultado que vamos ter. O projeto ajuda a manter o conteúdo fresco na cabeça, mas funciona também para nos deixar mais relaxados. Geralmente, nesse momento, a gente sente muita ansiedade, pois a prova está bem próxima. Por isso, antes da aula, há uma apresentação musical, que tem um efeito muito bom para aliviar o estresse”, afirma Vitor.
Programação
Nesta segunda-feira (7), estão sendo realizadas revisões de filosofia, história e física. Na terça (8), será a vez de matemática, redação, inglês e geografia; na quarta (9), língua portuguesa, geografia, química e matemática. Na quinta (10), os alunos irão contar com aulas de sociologia, redação, língua portuguesa e biologia. Na sexta (11), o aulão será encerrado com revisões de física, história, redação, matemática e biologia.
Além dos conteúdos para o exame nacional, o Aulão Enem 100% aborda conteúdos relativos às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Sabe), que serão aplicadas entre 14 e 25 de outubro.