O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ratificou a declaração de Emergência para trecho da BR-407, especificamente no KM 121, onde há uma ponte sobre o Rio Itapicuru e seus acessos, nas proximidades do município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. A medida foi oficializada por meio de publicação nesta terça-feira (8), assinada por Roberto Alcântara de Souza, Superintendente Regional do DNIT no estado.
A decisão do DNIT considera a urgente necessidade de intervenção no local para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Segundo o órgão, a ponte e seus acessos apresentam condições precárias e problemas estruturais que foram devidamente identificados em relatórios técnicos.
Em entrevista ao Bahia Notícias, moradores próximos à ponte, em zona rural, revelam que o trecho ”tem [parapeito] branco que vive quebrando” e ”a ponte não é grande, mas nota-se que não é da melhor qualidade”, conta um morador que transita pelo local para casa.
Documentos detalham os problemas encontrados na estrutura da ponte, justificando a ação emergencial do DNIT. Com a ratificação da ‘Situação de Emergência’, o DNIT poderá adotar medidas mais ágeis para realizar as intervenções necessárias na ponte sobre o Rio Itapicuru, visando solucionar os problemas estruturais identificados.
Um morador que preferiu se identificar como Ramon, proprietário de uma oficina antes da ponte, sentido Senhor do Bonfim, conta que ”já estão realizando obras no local desde ontem”. Outra moradora de uma chácara próxima, a senhora Ana Clara, revela que pega outro caminho para ir ao trabalho no centro da cidade.
De fato, a ponte passará por reformas estruturais para evitar desabamento em um momento onde o DNIT. Ainda em fevereiro, a previsão do DNIT, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, era de um investimento superior a R$ 1 milhão para as obras do contorno viário, que ainda não têm data definida para serem iniciadas.
Vale lembrar que a BR-407 é uma importante via de ligação de Senhor do Bonfim com cidades como Juazeiro e Capim Grosso, na Bacia do Jacuípe, além de conectar a Bahia a municípios de Pernambuco e Piauí.
Com informações do Bahia Notícias