Destacando a importância e o protagonismo do municipalismo baiano, o deputado Hassan (PP), registrou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), moção de aplausos pela posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), para o biênio 2025-2026, realizada nesta sexta-feira (28) na sede da entidade, em concorrida solenidade, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, secretários estaduais, senadores, ministros, deputados federais e estaduais, prefeitas(os) e vereadores, dentre outras autoridades. ”Com muita satisfação parabenizo a Diretoria Executiva da UPB através do presidente Wilson Cardoso, ampliando os cumprimentos ao meu amigo-irmão Zé Cocá, que tomou posse como diretor parlamentar. Eu me irmano com os prefeitos e prefeitas, tendo a convicção de que essa nova gestão vai realizar um forte trabalho em prol dos municípios baianos”.
O deputado frisou que ”a luta da UPB é pelo fortalecimento do municipalismo, pela defesa das pautas prioritárias em defesa dos municípios, em especial dos pequenos, onde os gestores enfrentam inúmeras dificuldades, principalmente relativas ao equilíbrio fiscal”. E destacou que ”Wilson Cardoso é um gestor sério, experiente e preparado para assumir a presidência, fazendo da UPB uma entidade ainda mais forte e unida, ampliando os avanços obtidos durante a gestão do prefeito Zé Cocá, no biênio 2021/2022”.
Empossado presidente, Wilson Cardoso revelou que ”estamos realizando o sonho de termos a UPB e Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA) andando de mãos dadas, trabalhando com o objetivo de fortalecer o municipalismo. Ele pregou a união de todos e apontou que ”essa é a casa do pluralismo, de todas as cores e de todos os partidos, local para discutirmos e buscar soluções para as nossas demandas. Frisou seu compromisso com as pautas municipalistas, a exemplo da Proposta de Emenda Constitucional 66, e garantiu que ”vamos pra cima agora, junto com os nossos deputados, para aprovação da PEC 66 e também para que a alíquota do INSS retorne para os 8% nos municípios de pequeno porte”, afirmou. Também chamada de Pec da Sustentabilidade, a proposta está em fase de indicação dos parlamentares que vão fazer parte da comissão especial que analisará a medida que, aprovada, terá impacto positivo superior a R$ 1 trilhão aos cofres municipais”.
O então presidente da entidade no biênio 2021/2022, Zé Cocá, que assumiu o recém-criado cargo de diretor parlamentar, a convite de Wilson Cardoso, agradeceu a confiança nele depositada pelo novo gestor da instituição e enfatizou que, ”esse é um momento de grande importância para nós. Tenho a convicção de que Wilson Cardoso fará uma gestão grandiosa, pois é um gestor diferenciado, e sei do seu compromisso com o municipalismo”.
Municipalista e hoje 3° vice-presidente da Alba, o deputado colocou a Frente Parlamentar em Defesa das Pautas Municipalistas (FPDPM), cujo registro ele solicitou à mesa diretora, à disposição da UPB, para fortalecer as ações em prol das pautas municipalistas prioritárias, ampliando a força política das reivindicações levadas à Assembleia Legislativa e ao Congresso Nacional.
O parlamentar lembrou que, em outubro do ano passado, quando era questionado para voltar a presidir a UPB, o prefeito Zé Cocá lançou o nome de Wilson Cardoso, iniciando as articulações para ter uma candidatura única, que alcançou o apoio de mais de 300 prefeitas e prefeitos, até ser eleito presidente por aclamação, sendo o nome de consenso entre os gestores baianos.
O deputado Hassan ressaltou que a nova gestão da UPB só tem a ganhar tendo o prefeito de Jequié, Zé Cocá, como diretor parlamentar, já que o gestor é um exímio articulador, respeitado no meio político e circula bem entre os parlamentares estaduais e federais. “Temos a satisfação de hoje também estar prestigiando a posse do meu amigo-irmão como diretor parlamentar nessa nova gestão. Ele é um político visionário, um municipalista atuante e sempre lutou incansavelmente pelas pautas dos municípios baianos”, comemorou.
O deputado Hassan analisa que “a UPB desempenha importante papel de assessoramento aos prefeitos, viabilizando treinamento aos servidores das prefeituras e elaboração de projetos e orientação jurídica, reduzindo custos para os municípios”. Ele apontou que este ano, em agosto, a UPB completará 61 anos de fundação, reconhecida como uma das maiores instituições municipalistas do Brasil, referência nacional pelo protagonismo desempenhado nas marchas a Brasília em defesa das pautas de interesse dos municípios.