Exercendo o segundo mandato consecutivo de vereador mais votado de Jequié, Ramon Fernandes (PDT), filho de um dos caciques da política regional, o deputado estadual Euclides Fernandes (PT) passou a se dedicar as agendas do pai ao acompanhá-lo com mais frequência em audiências com secretários e diretores estaduais em órgãos do Governo da Bahia.
Nesta segunda-feira (04), por exemplo, conforma publicação na rede social, Ramon acompanhou Euclides em audiência com o secretário de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso, que recebeu a prefeita aliada dos Fernandes, Jacqueline Soares, de Nilo Peçanha, município do Baixo-sul baiano.
Ramon vem sendo citado, nos meios políticos, como provável sucessor de Euclides. Figuras próximas ao deputado dizem que ainda não há definição sobre o futuro e que, o parlamentar, que exerce o seu quinto mandato na Assembleia Legislativa, aos 75 anos, terá fôlego para mais uma disputa. Faça-se uma ressalva, Euclides venceu um desafio em 2020: foi reeleito com 55.278 votos, dependendo de uma cadeira de rodas para se locomover, com a perna fraturada.
Uma coisa é certa, se não for em 2026, pode ser no futuro distante, mas Ramon, que já é trado pelo pai como seu herdeiro natural, poderá ser o sucessor. Caberá, ao jovem vereador, costurar as alianças com habilidade para ocupar parte do espaço e da importância de Euclides.