Das 39 mil urnas eletrônicas disponíveis no estado, 138 apresentaram falhas. A informação foi divulgada na noite deste domingo (6) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Abelardo da Matta. O número de urnas com defeitos representaram apenas 0,36% do total. Os problemas ocorreram na Região Metropolitana de Salvador, sobretudo no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em localidades como Portão e Abrantes.
Segundo Abelardo da Matta, logo que os problemas foram detectados, o Tribunal acionou técnicos que foram aos locais e fizeram os reparos, o que fez a votação seguir em curso. Por conta de o maquinário ser antigo [2013], acrescentou o desembargador, haveria possiblidade de contratempos.
”Essas urnas que foram encaminhadas para a Região Metropolitana, que são de 2013, foram entregues pelo TSE e são urnas antigas. Nós já sabíamos da possibilidade de algum problema no funcionamento. Por isso, optamos, por um questão técnica que elas ficassem na Região Metropolitana, porque seria fácil encaminhar um técnico, como foi feito. E em uma questão de horas, o técnico chegou ao local, fez o conserto das urnas e elas voltaram a funcionar normalmente”, disse o desembargador. As informações são do site Bahia Notícias