Cortejo da Lavagem em Santa Inês atrai políticos

Em Santa Inês, teve início no sábado (11) a Festa da Padroeira, que segue até o dia (21) de janeiro com muitas atividades no centro da cidade. A primeira noite de festa foi marcada pelo show do regueiro Edson Gomes, além de bandas regionais. Já neste domingo (12), o dia começou agitado com a tradicional Lavagem das Escadarias, ação religiosa que acontece há décadas no município. O evento, organizado pela Igreja Católica, com apoio da prefeitura, reuniu religiosos, autoridades políticas e visitantes que saíram as ruas embalados ao som de batucada em um cortejo a partir das 9h, tendo como ponto de partida a Praça Coronel Luis Viana Coelho, onde está localizado o templo da Igreja Matriz.

Após percorrer ruas do centro e de bairros diversos, o cortejo de baianas e de centenas de fiéis seguiu novamente em direção à igreja católica, onde foi realizada por volta das 13h a tradicional lavagem das escadarias da Igreja, após saudações dos fiéis a Padroeira Santa Inês.

Como já era de se esperar, por se tratar de um ano de eleição, grupos políticos saíram na frente e, a julgar pela animação e disputa por destaque durante o cortejo, o ano eleitoral definitivamente começou em Santa Inês. Enquanto o prefeito Zé Afrânio e o vice Fábio Quintão do PCdoB caminhavam na frente com os deputados aliados, lideranças da mesma legenda partidária  – PCdoB, deputados aliados de opositores ao prefeito também seguiam o cortejo. Dentre os líderes políticos que também marcaram presença na caminhada estavam os deputados estaduais Euclides Fernandes (PDT), Marcelino Galo (PT), Rogério Andrade (PSD), Alan Sanches (PSD) e o deputado federal João Leão (PP), além do prefeito e vice de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP) e Raimundo Louzado (PSD).

Fotos: Blog Marcos Frahm