No mapa do comportamento da Covid-19 no Vale do Jiquiriçá, território com 20 municípios que registram um total de 7.636 casos com 97 óbitos, Maracás aparece em segundo lugar em números de casos e mortes: 1.047 casos registrados e 16 óbitos desde o início da pandemia.
O 16º óbito foi divulgado nesta segunda-feira (14), pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, que emitiu o boletim epidemiológico com dados sobre a doença. De acordo com o boletim, trata-se de uma idosa de 82 anos, que estava internada no Hospital Municipal Álvaro Bezerra e faleceu no último dia 12, com o resultado do teste de Covid divulgado ontem pelo LACEN/BA como positivo. Porém, na semana passada, a Secretaria Municipal já teria anunciado outros dois óbitos, o 14º e 15º por coronavírus. De acordo com a Secretária de Saúde, Darlene Rosa, em contato com o Blog Marcos Frahm, todos os últimos três pacientes possuíam comoridades.
Pacientes em UTI
Maracás continua a encaminhar pacientes com Covid para outras regiões com suporte para tratamento da doença, voltando a patamares anteriores, quando a população baiana enfrentava a primeira onde do vírus. Segundo a secretária, atualmente o Hospital Municipal, que conta com dez respiradores instalados acolhe pacientes infectados e outros três encontram-se em UTI de unidades hospitalares de Jequié, Ilhéus e Salvador.
Bebê infectado
Nesta segunda, por exemplo, a titular da pasta disse ter enfrentado a triste missão de ter que viabilizar a transferência, para o Hospital Couto Maia, em Salvador, de um bebê de 2 meses que teria contraído o vírus. A mãe da criança teria testado positivo. A transferência ocorreu dentro da normalidade e o município monitora o quadro do bebê, que requer cuidados. Vale salientar que, no Vale do Jiquiriçá, Maracás é a única cidade que conta com uma UTI móvel para a transferência de pacientes.
Novos testes
Em recente entrevista, o prefeito reeleito Soya Novais (PDT) anunciou a compra de seis mil novos testes de Covid e revelou que pode adotar medidas mais duras para conter o avanço do vírus, caso permaneçam sendo realizadas festas particulares e em bares da cidade.