Consórcio de Saúde que representa municípios do Vale e do Médio Rio de Contas tem nova diretora; entenda

Edione emplaca diretora do Consórcio e preside reunião. Foto: Reprodução/rede social

A prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PT), eleita em (11) de dezembro presidente Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié, em chapa única, já promoveu mudança na direção da entidade que congrega municípios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá. Edione mudou o comando o tirou do cargo de diretora executiva a irmã do prefeito de Jequié, Fábia Cristina Brandão Santana, que foi substituída pela farmacêutica Daiana Fernandes, indicada por Edione e esposa de um sobrinho da gestora de Jaguaquara. Ela ocupa um cargo cobiçado, que também já foi exercido pela atual primeira-dama de Jequié, Patrícia Miranda.

Já Edione ocupa uma função antes exercida pelo ex-prefeito de Jitaúna e agora deputado estadual, Patrick Lopes (Avante), isso na primeira gestão do Consórcio, que foi fundado com o objetivo de gerir a Policlínica Regional de Saúde, construída no Governo Rui Costa, cuja manutenção é compartilhada entre o Estado, que financia 40% dos custos, e os municípios consorciados, que cobrem os 60% restantes, proporcionalmente à sua população. A última figura a presidir o Consórcio foi a ex-prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (Avante), que cumpriu o segundo mandato consecutivo de prefeita até dezembro de 2024.

Nos bastidores, dizem que Edione acatou ”ordem de cima” ao exonerar a irmã de Cocá, e que a atitude não desconsidera a boa relação que ela tem com o mandatário de Jequié, este que inclusive lhe deu as mãos quando presidente da UPB, no início do primeiro mandato da prefeita, quando o trilho da gestão na Toca da Onça era desacreditado com Edione, neófita na política e na gestão à época, mas que ao acatar a ordem estaria retribuindo a confiança depositada nela pelo Governo, que a partir de 2022 turbinou sua administração com obras, inclusive o ministro Rui Costa, que teria articulado sua candidatura a presidente. Dizem ainda, que a retirada de Fábia seria um sinal claro de retaliação do sistema a Zé, que já foi aliado do Governo e passou a ser opositor nas últimas eleições e se mantém uma linha contrária.

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié reúne, além do município sede, as cidades de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, planaltino, Santa Inês e Ubatã. A entidade, que tem sua sede ao lado da Policlínica, em Jequié, tem uma estrutura que proporciona mais agilidade e uma melhor operacionalidade à frente das ações de saúde e auxilia as cidades consorciadas com atividades conjuntas.